Dicas da Jocar

Como fazer a manutenção das velas de ignição

Conjunto de velas de ignição

Precisou usar o carro e teve alguma dificuldade em dar partida no motor? Ou tem percebido aumento no consumo de combustível ou falhas nas retomadas? É melhor ficar ligado porque talvez tenha chegado a hora de trocar a vela de ignição.

Você provavelmente já ouviu falar, mas talvez não saiba exatamente qual a função desta peça que também é muito importante para o funcionamento do motor. A vela é a responsável por conduzir a corrente elétrica gerada no transformador até a câmara de combustão. Ou seja, é ela que produz a centelha – também chamada de faísca elétrica – que dá a partida no motor. É graças a ação da vela que acontece queima correta da mistura ar/combustível.

Quando a vela está desgastada o motor começa a dar alguns sinais de falha, como citamos logo no começo. Mas esses às vezes são sutis a ponto de não serem notados no início. É aí que mora o perigo pois um descuido com as velas prejudica outros componentes. Bom exemplo é o catalisador, que pode começar a receber a sobra de combustível não queimado corretamente na câmara de combustão.

Para evitar esse tipo de dano e não passar aperto, é preciso conferir as instruções do fabricante sobre a troca da peça. Mas não só isso: é necessário também ficar de olho no tipo de uso do carro. Trânsito intenso diário é um exemplo de condição severa que pode reduzir a vida útil da vela. Todas as velas funcionam da mesma maneira, mas há diferentes tipos disponíveis no mercado.

Ou seja, mais uma vez, é o manual do carro quem vai ajudá-lo a comprar o produto certo. Com essa informação nas mãos, é só entrar no site da Jocar ou visitar uma das lojas físicas, que oferecem opções de velas de diferentes marcas, para diversos modelos de carro.

Lembrando que a recomendação é deixar que um técnico faça a troca da vela. Com pequenos cuidados é possível ter o carro sempre em dia, com bom desempenho, rendimento e economia.