Cuide de seu carro

Cuidados ao dirigir sob chuva forte

Com chuvas fortes, a visibilidade piora muito (Wikimedia)

Todo ano é assim: o verão chega e com ele as tempestades e chuvas fortes. Dirigir enquanto o “mundo cai” lá fora é uma tarefa cansativa e que exige atenção redobrada.

Um dos principais problemas é a visibilidade reduzida causada por volumes muito grandes de água. Nem mesmo com um bom limpador e o ar-condicionado evitando que o para-brisa embace é possível ter uma visão confiável do exterior. De quebra, o comportamento do veículo também muda à medida que os pneus já não apresentam a mesma aderência.

Mas são mesmo as enchentes que causam os maiores receios. Em algumas regiões a água pode subir rápido e nos pegar desprevenidos. Nessa hora nada como saber o que fazer.

De acordo com a instrutora de trânsito do SEST SENAT São Vicente, Isabel Albino, é possível dirigir na chuva com maior segurança. “A velocidade deve ser reduzida e a atenção redobrada, além de se aumentar a distância dos outros veículos. Também é imprescindível observar se os vidros estão limpos e desengordurados, e se as palhetas do limpador de para-brisas estão em bom estado”, explica.

Mas de nada adianta uma direção prudente em um automóvel com problemas. Por isso Isabel lista algumas atitudes que nos ajudam a evitar riscos desnecessários nessas situações. Confira:

  • Dirija de acordo com o limite de velocidade da via, e se houver necessidade reduza mais;
  • Quando houver uma fina camada de água sobre a pista, pode ocorrer a aquaplanagem, quando o veículo perde a aderência ao solo. Por isso, a velocidade deverá ser diminuída;
  • Observe sempre se as borrachas do para-brisa estão limpas e em boas condições;
  • A manutenção e correta calibração dos pneus é imprescindível. Pneus velhos, carecas e com sulcos rasos podem tornar situações como essa ainda mais perigosas;
  • Deve-se manter as mãos no volante, pois a pista molhada torna necessário manter controle maior sobre o carro;
  • Evite frear bruscamente ou fazer manobras e ultrapassagens arriscadas;
  • Não fale ao celular nem mexa no rádio. Lembre-se de que a atenção deve ser redobrada;
  • Mesmo durante o dia, acenda os faróis baixos, pois eles focam mais no chão, ajudam a sua visibilidade e a dos outros motoristas;
  • Mantenha distância segura do veículo à sua frente, para que você possa desviar a tempo no caso de algum acidente com os veículos que estão à frente;
  • Se a chuva estiver forte demais, deve-se considerar a hipótese de estacionar o veículo em lugar seguro e voltar a dirigir quando as condições estiverem melhores.

Aproveite para conferir os produtos que a Jocar oferece para a manutenção do seu carro.

Hastes dos limpadores de para-brisas

Palhetas dos limpadores

Calhas de chuva

Enchente: perigos para seu carro (Divulgação)