Dicas da Jocar

Quais são os riscos para o motor se o filtro de óleo se romper

Filtro de óleo (divulgação)

Um dos itens mais importantes dentro do motor, o filtro de óleo ajuda a filtrar as impurezas, impedindo que elas prejudiquem a qualidade do óleo lubrificante. Mas você já se perguntou o que aconteceria caso esse filtro rompesse?

Com base nisso, criamos um pequeno guia para explicar o que se deve fazer caso isso aconteça, e como evitar chegar nesse ponto crítico.

  • Como funciona o filtro de óleo?

Sua função básica é  evitar que impurezas cheguem a outros componentes internos do motor. Geralmente essas impurezas vem do ar coletado pelo motor, que por vezes pode levar alguns detritos que o filtro de ar não consegue eliminar.

Filtro de óleo (divulgação)

Também há partículas no óleo geradas pelo desgaste natural das bronzinas, camisas, anéis e pistões, cujos resíduos podem causar danos ao conjunto. Os filtros de óleo geralmente possuem em seu interior um volume entre 0,5 e 1 litro de óleo usado.

Filtro de óleo (divulgação)

Quando o filtro não é trocado, durante a troca do lubrificante, o resíduo anterior armazenado acaba por se unir com o novo óleo, contaminando-o com impurezas da filtragem anterior. E quando essas trocas não são feitas da maneira correta, problemas graves podem acontecer.

Óleo lubrificante (divulgação)

Segundo a maioria das montadoras, é sempre recomendado que a cada troca de óleo lubrificante, seja trocado também o filtro do óleo para que não haja prejuízo a demais componentes do motor do seu veículo.

  • O que acontece se o filtro se romper?

Basicamente, o motor vai perder toda a lubrificação que garante seu funcionamento e vai se fundir. O prejuízo é ainda maior em carros com turbocompressor. Se houver um pequeno rompimento no filtro, o óleo dentro do compartimento pode vazar dentro do motor.

Óleo lubrificante (divulgação)

Como ele também lubrifica e resfria a árvore do turbocompressor, a peça irá superaquecer até travar, assim como o motor. Por isso enfatizamos que a cada troca de óleo lubrificante, seja feita a troca do filtro para que não aconteça tal aborrecimento.

** Assim como qualquer outra parte do automóvel, o filtro de óleo deve receber manutenção periódica de acordo com as instruções do manual do proprietário. Procure sempre por peças originais e leve seu veículo em centros especializados para a manutenção preventiva. **