Dicas da Jocar

Viaje com seu carro com segurança – parte 2

Isofix (divulgação)

No texto anterior, abordamos os cuidados que devem ser tomados para garantir a segurança e conforto dos passageiros, no âmbito de mecânica. Agora, vamos falar dos cuidados que devemos ter ao fazer a revisão de itens internos do veículo.

  • Parte interna do seu veículo:

Nesta segunda parte, vamos abordar alguns itens que ajudam a garantir o conforto e tranquilidade em viagens curtas ou longas com os amigos, ou a família.

Chevrolet Trailblazer RS (divulgação)
  • Ar-condicionado:

Já mencionamos aqui as diferenças entre os tipos existentes de sistema de ar-condicionado e sua importância, na hora de resfriar o ambiente interno do seu veículo. Vamos falar brevemente sobre cada um e como fazer a manutenção correta do sistema.

Ar Condicionado Digital
  • Manual:

O sistema mais comum em todos os veículos – principalmente em modelos mais simples – o motorista ou passageiro consegue regular o fluxo de ar por meio de botões, que geralmente são redondos no painel.

  • Automático:

Já no caso do ar-condicionado automático, termostatos permitem regular a temperatura de modo mais fácil e com mais precisão – medindo a temperatura em graus célsius °C ou fahrenheit °F – dependendo da configuração do sistema de ar-condicionado.

  • Ar-condicionado de Zona:

Esse tipo de sistema, que geralmente se encontra em modelos mais caros, ou importados, permite estabelecer a temperatura individualmente como, por exemplo, para motorista e passageiro. Em alguns modelos ainda é possível controlar até quatro zonas de ventilação diferentes.

No quesito do cuidado, não importa o tipo de ar-condicionado, os cuidados devem ser os mesmos. Entre eles, está em verificar o filtro do ar-condicionado, além do filtro da cabine ou antipólen que eliminam as impurezas do carro.

  • Estofamento:

Quem tem filhos pequenos, ou animais de estimação, sabe que em períodos de férias, os cuidados com o estofamento do seu veículo são essenciais. Quem possui por exemplo, um veículo equipado com bancos de couro, deve tomar um cuidado diferente de quem optou por revestimento de tecido.

Bancos UP! GTI

No caso dos bancos de couro, a dica é fazer a limpeza com sabão neutro – de preferência com pH neutro – e uma esponja macia. Nunca utilize o lado áspero da esponja no banco de couro, pois isso pode estragar a superfície.

Seque o banco com um pano macio, que pode ser de microfibra ou de flanela. E você ainda pode passar um hidratante para bancos de couro – em hipótese alguma use hidratantes corporais ou de cabelo – a cada seis meses para conservar melhor seus bancos.

Já no caso de bancos de tecido, a dica de manutenção é você tenha por perto um aspirador de pó para ajudar a recolher as migalhas, ou pelos dos animais. Também é possível borrifar uma solução de água com sabão neutro para limpar a superfície dos bancos. Caso necessite de uma limpeza mais profunda, procure um centro estético especializado.

  • Porta-malas:

Viagem de carro geralmente significa lotar o porta-malas. E recentemente, fizemos um post aqui no blog, a respeito disso. Mas vale relembrar alguns tópicos:

Porta-malas Honda Civic (divulgação)
  • Como sempre ter cuidado para não exceder o limite estabelecido pela montadora dentro do compartimento.
  • Não exceder a linha de visualização da tampa do porta-malas – que deve sempre estar visível para fazer manobras.
  • Caso necessite de levar mais bagagem, opte por um porta-bagagem – que esteja previamente de acordo com as normas de trânsito e de acordo com as recomendações da montadora.
  • Opte por racks no teto para levar pranchas de surfe ou outros itens.
  • Jamais leve bagagem em excesso que cubra a visibilidade da placa traseira.

 

  • Isofix:

Quem possui filhos pequenos, sabe que a segurança deles, em viagens é o primordial. Por isso, já falamos aqui no blog, algumas dicas e curiosidades sobre o assunto. Mas de qualquer forma, vale ressaltar que:

Latch (divulgação)
  • Nem todos os carros atuais possuem o sistema de série.
  • E caso seu carro possua o sistema, compre apenas cadeirinhas ou bebê conforto que estejam homologados e dentro das diretrizes aceitos pela montadora do seu veículo.
  • Cuidado ao importar cadeirinhas e outros acessórios, pois nem sempre o padrão de fixação pode ser o mesmo.
  • Nunca se esqueça de que todos os passageiros devem utilizar o cinto de segurança.