Dicas da Jocar

Dicas de como transportar as bagagens no porta-malas

Viagem de Férias (divulgação)

Nas férias de verão, nada melhor do que reunir a família, pegar o carro e viajar. E é claro que nestas viagens, o porta-malas sempre vai bem carregado, mas você sabe como transportar de maneira correta e segura suas bagagens? Pensando nisso, o CESVI – Centro de Experimentação e Segurança Viária – criou um guia para ajudar os motoristas com dicas para transportar corretamente suas bagagens.

Porta-malas Honda Fit (divulgação)

Segundo Emerson Feliciano – Gerente Sênior de Pesquisa e Desenvolvimento do CESVI Brasil – toda e qualquer bagagem deve ser transportada dentro do porta-malas. Segundo o Código de Trânsito, é proibido viajar com objetos soltos na cabine, pois assim se em uma possível colisão, esses itens podem atingir uma força 50 vezes maior do que o seu peso. Por isso, é importante manter toda a bagagem isolada.

Confira agora, 7 dicas para poder transportar suas bagagens nestas férias com segurança no porta-malas do seu automóvel:

  1. Peso: A capacidade de carga máxima de todo veículo é informada no manual do proprietário. Não respeitar esse limite, pode implicar em risco de danos a estrutura e componentes mecânicos, como aumento do desgaste de freios e suspensão.

    Porta-malas Renault Logan (divulgação)
  2. Na cabine: Pequenos volumes, como bolsas e mochilas, podem ficar no assoalho – nunca sobre o painel frontal ou o tampão traseiro, pois a visão das janelas (laterais ou traseira) não deve ser obstruída.

    Honda Civic Sport (divulgação)
  3. No porta-malas: A distribuição correta do peso dos objetivos no bagageiro é essencial para manter a estabilidade do carro. Malas e outros itens mais pesados devem ficar no fundo do porta-malas, de preferência em cima do eixo traseiro.

    Porta-malas Renault Captur (divulgação)
  4. Bicicleta: se for transportá-la com banco traseiro rebaixado, a bicicleta deve ser fixada de maneira que ela não se desprenda ou se mova livremente. Fora do veículo, prefira racks de teto. Em suportes traseiros, lembre-se que não é permitido cobrir a placa e as luzes da lanterna nem ultrapassar a largura do veículo. No caso de cobrir as luzes ou a placa do carro, instale lanternas e placa sobressalentes.

    Porta-malas Honda Fit (divulgação)
  5. Bagageiro e rack: Esses itens são excelentes formas de ampliar a capacidade de carga do veículo, devendo ser instalados de acordo com os limites de peso estabelecidos pelo fabricante. Além disso, os racks não podem ultrapassar a lateral do veículo e sua altura máxima deve ser de 50 centímetros acima da linha do teto.

    Rack de Teto (divulgação)
  6. Calibragem: a pressão nos pneus deve condizer com a quantidade de carga transportada para garantir a estabilidade na direção. Com o carro mais pesado, exige uma pressão maior, conforme indicado no manual do proprietário.

    Calibragem dos pneus (divulgação)
  7. Como conduzir: Fique atento! Com o carro carregado, a capacidade de frenagem diminui, ou seja, exige uma distância maior e mais tempo. Além dos freios, o excesso de peso pode impactar na aceleração e no tempo de retomada do carro nas curvas. Por isso, evite fazer manobras arriscadas no trânsito. Siga essas dicas e boa viagem!

    Viagem de Férias (divulgação)