Carro sem mistério

O que é junta homocinética?

Junta homocinética (divulgação)

Você já ouviu falar da junta homocinética? Se não, a gente explica de um modo simples e descomplicado. A junta homocinética é o conjunto de peças que ligam a transmissão e ao eixo do veículo.

  • Quando surgiu a junta homocinética?

A junta homocinética foi criada em 1927 pelo francês Pierre Fenailler e só foi utilizada em produção de massa no Mini Morris em 1959. A junta homocinética, é composta pelo eixo, rolamento e coifa protetora.

Mini Cooper (divulgação)
  • Qual a função da junta homocinética?

A função da junta homocinética é transmitir para as rodas a tração do veículo, determinada pelas marchas, para que o carro tenha maior ou menor força ao se locomover. É graças a ela que as rodas do seu carro giram, recebendo a força do motor.

Junta homocinética (divulgação)

A junta fica localizada entre a transmissão e os eixos de transmissão, os quais são ligados às rodas pelas juntas externas. Elas estão presentes nas duas extremidades dos eixos e tem a função de conferir estabilidade ao veículo, transferindo a tração para as rodas de forma constante.

Junta homocinética (divulgação)
  • Como fazer a manutenção da junta homocinética?

Assim como qualquer outra parte do veículo, é sempre recomendado verificar o manual do proprietário para descobrir a cada quantos km é necessário fazer a revisão periódica do conjunto. O ideal é conferir a cada 5 mil ou 10 mil km dependendo do seu uso.

Manutenção da Junta homocinética (divulgação)

O primeiro sinal de que existe algum problema na junta homocinética, são ruídos, que basicamente podemos definir em dois tipos. O primeiro ruído geralmente vai aparecer quando o veículo fizer curvas, em que o som se parecerá com um estalo.

Cuidados com a junta homocinética (divulgação)

Caso isso ocorra, provavelmente os problemas estão na superfície da pista de rolamento das esferas na junta fixa, que fica ao lado da roda. O barulho é ainda mais perceptível quando manobramos o veículo em marcha a ré.

A segunda probabilidade é caso o ruído ocorra com o veículo em movimento em linha reta. Neste caso, o desgaste pode estar localizado na junta deslizante, que fica ao lado do câmbio. Geralmente, o ruído é causado por algum tipo de contaminação da graxa com terra ou sujeira, tornando-a abrasiva.

Uma boa dica de como prevenir que aconteça algum ruído, além das manutenções preventivas, é evitar terrenos acidentados, com buracos, elevações abruptas, sobre cargas e manobras que forcem um ângulo muito grande de esterçamento nas rodas.

** Assim como qualquer outra parte do automóvel, a junta homocinética deve sempre receber manutenção periódica de acordo com as instruções do manual do proprietário. Procure sempre por peças originais e leve seu veículo em centros especializados para a manutenção preventiva. **