Dicas da Jocar

Entenda a lei que define a luz diurna de rodagem

Luzes diurnas de rodagem (A. Bailey)

O Contran, Conselho Nacional de Trânsito, causou confusão no mercado automobilístico tempos atrás quando decidiu obrigar o uso de faróis baixos na estradas mesmo durante o dia. A prática, comum em outros países, como a Argentina, contribui para evitar acidentes – segundo estatísticas do governo da Suécia, houve 10% menos acidentes após a adoção da luz diurna.

Mas o que governo federal acabou não esclarecendo é que além dos faróis baixos hoje temos os automóveis com a chamada “DRL” (em inglês Daytime Running Lights) que na maior parte deles utiliza o mais eficiente LED como elemento de iluminação. Foi quando surgiu a dúvida: luz de LED também valia como faróis baixos? Demorou mas em maio de 2017 o Contran publicou uma nova resolução em que esclareceu a questão.

Nela as luzes diurnas dos carros passaram a valer e mais: serão obrigatórias em todos os carros fabricados a partir de 2021 e todos os veículos que estiverem rodando no Brasil de 2023 em diante. A medida é importante já que está claro que a adoção da iluminação diurna facilita a detecção de outros veículos trafegando.

No entanto, há muita confusão entre os termos DRL e LED. Qualquer veículo que tenha um DRL não necessariamente utiliza LED, ou seja, instalar um sistema num carro que não originalmente equipado com LED é um erro comum. De acordo com o Contran, “É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia
que não seja original do fabricante”. Em outras palavras, se seu veículo usa lâmpadas halógenas, as mais comuns do mercado, não poderá mudar isso para LED ou Xenon, por exemplo.

Para ser considerada uma luz diurna de rodagem, como é definida a DRL em português, é preciso que o sistema obedeça a premissa de oferecer uma intensidade de luz de 400 candelas a 1.200 candelas (unidade internacional de medição de luminosidade).

Precisa substituir ou aprimorar os faróis de seu automóvel? A Jocar tem uma vasta linha de kits de lâmpadas de faróis em sua loja virtual. Confira.

Sobre o autor

Joquinha

Joquinha

Comentários

Clique aqui para comentar

  • Tenho um Citroën C3 Tendance 2015, que tem DRL de LED no para-choques dianteiro que acende assim que ligo o carro, e já vi que pode ser usado nas estradas sem problemas. Mas tenho parente que tem um Chery QQ do modelo novo, que usa os faróis de neblina como luz diurna (acendem automaticamente quando liga o carro) e li em algum lugar que faróis de neblina não servem como luz diurna perante a legislação. Nesse caso, como faróis de neblina não serão aceitos como luz diurna, como fica a situação de quem comprou esses carros?

  • Bom dia, gostaria de saber se posso instalar no meu veículo as luzes DRL diurna no meu veículo, não é alterar as luzes do meu carro, e sim instalar um par de luz DRL,