Com certeza você já ouviu falar do cárter do motor, certo? Mas você sabe para que serve essa peça do seu carro e onde ela fica? Montamos um pequeno guia com algumas dicas e curiosidades sobre essa peça tão importante, mas que acaba sempre ficando esquecida por grande parte dos motoristas.
- O que é o cárter do motor?
Em suma, o cárter é uma reservatório metálico ou de fibra que acumula o óleo lubrificante do motor. Sua função principal é armazenar e resfriar o óleo quando o motor está em funcionamento.
Quando o carro está desligado, o óleo que circulou escorre pelo motor até o cárter e fica armazenado lá para a próxima utilização. A presença do reservatória também ajuda a manter a temperatura ideal do óleo. Ele ainda tem a função de proteger algumas partes do motor, como correias, alternador e compressor de ar-condicionado.
- Existe mais de um tipo de cárter?
Sim, atualmente existem dois tipos, o úmido e o seco. O cárter úmido, tem como principal função armazenar mais óleo, e é o tipo mais comum nos veículos produzidos por aqui. Como ele é mais fácil e barato de se fabricar, as montadoras optam por esse tipo de cárter. Quando o cárter está cheio de óleo, ele ajuda a lubrificar o virabrequim e as bielas, além de levar o óleo lubrificante à parte superior do motor.
Já o cárter seco, não funciona como um reservatório de óleo como o cárter úmido. Esse tipo de solução é mais utilizado em modelos mais caros, como os Porsche e Ferrari por exemplo. No caso do cárter seco, o óleo está reservado num compartimento à parte do motor. Sendo assim, o papel de lubrificar fica a cargo de duas bombas que fazem com que o óleo lubrificante chegue as partes ao local onde este ele é necessário e na quantidade certa.
- Como fazer a manutenção correta?
Como sempre mencionamos, é sempre recomendável consultar o manual do proprietário para verificar o que a montadora recomenda na hora de fazer a manutenção, ou a troca do cárter. Um dos pontos-chave na hora de fazer a manutenção correta do cárter do motor, é sempre verificar o nível do óleo.
Para verificarmos se o nível está correto utilizamos uma vareta que fica parcialmente imersa no lubrificante. Ao verificar o nível, o motor deve estar desligado e frio, assim, garantimos que todo o óleo estará acumulado no cárter. Com a vareta retirada do cárter, limpe sua extremidade, colocando-a no lugar, e esperando alguns segundos. Em seguida retire-a visualizando se o nível do óleo se encontra entre a marcação de mínimo e máximo.
Importante frisar que com o motor frio, o óleo possui uma certa viscosidade, mas com o motor em funcionamento, ele recebe calor gerado pela explosão do combustível, o que altera sua viscosidade. O importante é que o nível do óleo esteja entre as marcas de “Mínimo” e ‘Máximo” da vareta, com o motor frio. Se completarmos o óleo até a marca de “Máximo”, com o aquecimento, o volume de óleo irá aumentar, podendo prejudicar o motor.
- O que fazer em caso de defeito ou dano no cárter?
É indicado que o veículo seja levado a uma oficina especializada em cárter, pois a troca precisa ser feita por profissionais no assunto. Em alguns casos pode ser feito apenas um pequeno reparo, mas em outros, será necessário a troca do cárter e do seu protetor.
- Protetor de cárter é um item de série?
Geralmente não. Algumas marcas como a Volkswagen não colocam o protetor do cárter em seus modelos, mas algumas montadoras oferecem o acessório – protetor de cárter – na hora da aquisição do veículo 0 km com preços que podem variar entre R$ 100 e R$ 300 reais – variando de modelo para modelo, e marca pra marca.
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