Carro sem mistério

Para que servem o torque e a potência?

Torque (divulgação)

Com certeza você já ouviu falar de torque e potência, certo? Algumas marcas exaltam a potência enquanto outras preferem destacar o torque de seus modelos, mas afinal o que esses termos significam? E mais importante, qual deles importa ao escolher um automóvel?

  • O que é torque?

De forma resumida, o torque em um veículo envolve a força disponível para aceleração. Quanto maior for o valor, mais rápido a velocidade subirá. Na prática é aquela sensação percebida quando aceleramos o carro e a resposta é vigorosa em modelos com torque elevado. Mas ele também é importante para veículos pesados que precisam sair da inércia, mas não atingir grandes velocidades.

Torque (divulgação)

Por exemplo, ônibus, caminhões e tratores por serem bastante pesados demandam mais torque por que precisam de mais força para poderem se locomover. Já um carro pequeno como um Volkswagen up! ou Renault Kwid consegue um bom desempenho mesmo com um torque pequeno. Motocicletas têm torque muito baixo por serem extremamente leves se comparadas ao um veículo com quatro rodas.

Outro exemplo prático sobre o que é o torque, seria a seguinte situação:

– Você precisa trocar o pneu, e tem uma chave de roda. Ao colocar a chave de roda na porca, e exercer força para que ela se mova – o movimento e a força gerada são o torque necessário para que a porca saia do lugar. Mas, se esta porca não dispor de resistência ao movimento torcional, o resultado será torque zero. Já se a resistência for elevada, o torque também será maior.

Além disso, o torque também está ligado a velocidade de rotação do motor. E para medir essa força, utilizamos os sistemas de Newton metros (Nm) ou em quilograma-força metros (kgfm), enquanto que a potência, geralmente é calculada em quilowatts (kW) ou em cavalos-vapor (cv).

Em alguns países que seguem o sistema métrico, como Austrália e alguns países da Europa, as medidas corretas de medição são respectivamente Nm (Newton metros) e kW (Quilowatts). Por aqui, utilizamos o sistema de kgfm (quilograma-força metro). O torque abrange dois componentes: força e distância. A primeira é multiplicada para calcular a força aplicada, pela distância medida entre o ponto de aplicação e o centro do eixo de rotação.

Se você procura por um automóvel ágil na cidade é importante observar a curva de torque para que atinja o ponto máximo bem cedo. Motores com torque elevado em altas rotações costumam ser um tanto mancos porque a força demorará a aparecer.

  • O que é potência?

Se o torque é a força exercida para movimentar o veículo, podemos dizer que a potência é a medida usada para especificar o tempo em que um trabalho é executado. Também podemos dizer que a potência do motor é responsável por transformar o combustível no tanque em velocidade.

Motor Volkswagen (divulgação)

No Brasil, utilizamos a nomenclatura “cv” que vem de cavalo-vapor, mas em outros países você pode encontrar os dados da potência em quilowatts (kW) ou horse power (hp). De modo mais simples, podemos dizer que potência é a rapidez com a qual o torque realiza o trabalho de girar a alavanca. Ou seja: a rapidez com a qual o pistão gira o virabrequim.

E isso também está ligado ao limite de rotações. Quanto maior for a velocidade do motor – rotação – mais potência ele vai entregar. Isso significa que para conseguir mais aceleração e mais velocidade você precisa de mais potência. O torque pode ser definido de forma simplista como a capacidade do motor de gerar potência.

A potência de um veículo vai refletir em velocidades mais altas atingidas, mas com um torque baixo esse limite levará mais tempo para chegar se o carro em questão é mais pesado. Como dissemos, motos têm baixo torque e grande potência específica resultado em aceleração rápida (por conta do baixo peso) e velocidades muito altas nos modelos mais potentes.

Caminhões e ônibus com motores a diesel têm muito torque para compensar o peso, o que se traduz em arrancadas fortes, mas cujo efeito acaba logo em seguida. Outro tipo de motor de torque elevado é o elétrico onde o torque é pleno – não há curva de crescimento.

 

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