Um dos maiores atributos do Ford EcoSport em termos estéticos, sempre foi o estepe pendurado na traseira, que sempre dividiu opiniões. Agora, na segunda geração a Ford finalmente apresenta uma nova versão do EcoSport, que vem justamente sem o estepe. E para que isso fosse possível, a marca recorreu a um tipo de pneu que é bastante utilizado em modelos mais caros, como os que existem nas linhas de Mercedes-Benz, BMW e Audi.
Estamos falando dos pneus do tipo run flat. Mas você sabe como eles funcionam? E por que são considerados mais duráveis e poder rodar mesmo furados? Bom, vamos explicar de forma simples como esse tipo de pneu funciona e quais são seus atributos e limitações.
- O que é um pneu run flat?
O nome vem do inglês – pneus que podem rodar vazios – ou também como são conhecidos – “run flat tire“. Eles surgiram na década de 1930, quando os primeiros automóveis sofriam com seus pneus de câmaras frágeis que devido ao asfalto precário e a qualidade dos materiais, perdiam pressão com muita facilidade.
Os pneus run flat foram criados para poder rodar completamente vazios por até aproximadamente 80 quilômetros a uma velocidade de até 80 km/h, e mesmo assim preservar a dirigibilidade do veículo sem comprometer a segurança dos passageiros. Ou seja, os pneus run flat vêm com reforços estruturais nos flancos, ombros e talões – a lateral e o aro de fixação na roda.
Sendo assim, quando eles estão totalmente sem ar pressurizado em seu interior, o peso do veículo fica apoiado na camada reforçada – as rodas não ficam diretamente em cima da banda de rodagem. Com isso é possível rodar em segurança sem que ocorra o detalonamento – quando o pneu se separa da roda.
- Isso afeta a condução do veículo?
Sim, o uso de reforços dentro do pneu deixa ele mais duro do que um pneu convencional, e faz com que o motorista sinta mais as imperfeições e pequenos obstáculos do asfalto. Outro ponto diferente na condução, fica por conta dos níveis de ruído e vibração emitidos pelos pneus para dentro do veículo, que são mais perceptíveis do que os modelos tradicionais.
- Qualquer carro pode utilizar esses pneus? E o custo é alto?
Não, geralmente esses pneus já vem de fábrica em modelos importados. A Ford é a primeira marca a “popularizar” o uso de pneus do tipo run flat em carros de passeio mais “acessíveis”. Um pneu do tipo run flat, tem custo em média de R$ 900, enquanto um pneu convencional tem preço sugerido de R$ 600.
Os carros equipados com pneus run flat dependem de um equipamento chamado TPMS, que monitora a pressão dos pneus, e de suspensões projetadas para esse tipo de aplicação. Isso permite que quando ocorra o vazamento de pressão, o motorista seja avisado por meio de um aviso luminoso no painel.
Outro requisito que torna possível instalar um pneu run flat é o veículo possuir controle de tração e estabilidade, para auxiliar o motorista quando ocorrer um estouro – por mais raro que seja – em alta velocidade e que o veículo não perca o controle.
Pneus run flat não podem ser montados em rodas convencionais, pois precisam que elas tenham uma saliência interna que permite os talões fiquem fixados corretamente. Essas saliências nas rodas são chamadas de humps. Caso seja feita a instalação de pneus run flat em pneus convencionais – sem hump específico – existe grande possibilidade de os pneus não conseguirem cumprir devidamente sua função na hora do estouro, ou falta de pressão.
- Vale a pena então investir num carro com esse tipo de pneu?
Depende. Se você não quiser ter mais preocupações com trocas de pneu, em locais inóspitos e pode gastar um pouco mais na manutenção desse tipo de pneu, a resposta é sim, vale a pena. Caso contrário, a troca não compensa, até porque um dos poucos veículos equipados com esse tipo de tecnologia é o Ford EcoSport na versão Titanium, que equipado com os pneus run flat, sai por volta de R$ 103.890 reais, já a mesma versão sem os pneus tem preço sugerido de R$ 91.890.
E ainda vai demorar um tempo para que outras marcas apostem nesse tipo de tecnologia, e popularizem os pneus a ponto de ser economicamente viável. Então vamos torcer para que esse tipo de tecnologia seja altamente popularizado, e que os motoristas tenham menos preocupações com um dos itens mais importantes de seus veículos.
Boa tarde,
Muito interessante, esses pneus,porém são caros!!
Tenho Ford focus 2016/17 R17 posso colocar esse tipo de pneu?