A família cresceu mais do que esperado? Precisa levar os amiguinhos de seus filhos? A sogra é presença constante nos passeios de fim de semana? Felizmente, desde a década de 90 mais carros passaram a ser vendidos no Brasil com seis ou sete lugares, algo que era disponível apenas em categorias de luxo.
Um dos primeiros modelos a oferecer essa opção foi a Chevrolet Zafira, minivan que foi lançada em 1991. O sistema de recolhimento dos dois bancos da terceira fileira era bem pensado e escondia os dois lugares tão bem que nem parecia que ele tinha essa opção.
É verdade que a maior parte desses veículos oferece uma configuração de 5+2, ou seja, cinco lugares para adultos e dois para crianças. Em outras palavras, o espaço disponível para esses dois assentos extras é geralmente tão pequeno que poucas pessoas conseguem ficar ali, quanto mais viajar por distâncias grandes.
Mas, afinal, quais são os carros que hoje têm versões de sete lugares?
Um dos mais acessíveis é justamente outro Chevrolet, a minivan Spin. Mas os dois bancos no porta-malas nem de longe lembram a Zafira. Quando não são usados atrapalham bastante as bagagens. Outro que permanece como opção para levar sete pessoas é o Doblò. Nesse caso a Fiat aproveita o grande volume do modelo para inserir dois bancos retráteis.
Pode gastar mais? Dá para ter sete lugares em modelos como a minivan C4 Grand Picasso ou no SUV Land Rover Discovery Sport. Já a Peugeot resolveu importar outro SUV, o 5008, justamente para ter dois bancos extras.
Agora, se você quer levar sete adultos ou até oito, as possibilidades são quase inexistentes. A JAC, por exemplo, chegou a importar a van T8 que, ao contrário do que sugere seu nome, leva sete pessoas em bancos individuais. Já a Mercedes-Benz chegou a oferecer o Vito, um furgão de passageiros que tem oito lugares, mas faz tempo que não chegam novos modelos ao Brasil. O jeito é chamar um Uber para levar parte do pessoal.
Comente