Localizado na parte frontal dos automóveis, o capô dianteiro foi desenvolvido para manter todos as peças que compõem o motor sempre protegidas da água da chuva, do sol e de resíduos externos, como poeira e outras partículas que possam danificar esses componentes.
Feito de material resistente, que geralmente é aço, o capô do carro evoluiu muito ao longo dos anos, adquirindo formatos diferentes, com o objetivo de acompanhar o design dos automóveis e ajudar a torná-los menos resistentes ao ar e assim reduzirem o consumo de combustível e até mesmo o ruído a bordo.
A tampa do motor, como também é conhecido o capô dianteiro, é aberta com o auxílio de um mecanismo localizado do lado interno dessa peça automotiva.
Caso o motorista precise mantê-la aberta para realizar uma revisão ou checar algum problema, basta encaixar o suporte do capô no alto da tampa dianteira. Carros mais sofisticados têm um amortecedor que realiza essa função.
Além da função aerodinâmica e de proteção dos componentes do veículo, o capô também é projetado para evitar danos aos ocupantes em acidentes. Em automóveis recentes ele é projetado para dobrar em caso de choque e assim impedir que acabe invadindo o cockpit.
Alguns modelos mais sofisticados, inclusive, já possuem bolsas de ar capazes de amortecer o choque de pedestres, por exemplo. Quem imaginaria que uma simples teria tantas responsabilidades?
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