Carro sem mistério

Capô dianteiro, um componente essencial na proteção das peças do motor

Capô do motor: várias funções (PXHere)

Localizado na parte frontal dos automóveis, o capô dianteiro foi desenvolvido para manter todos as peças que compõem o motor sempre protegidas da água da chuva, do sol e de resíduos externos, como poeira e outras partículas que possam danificar esses componentes.

Feito de material resistente, que geralmente é aço, o capô do carro evoluiu muito ao longo dos anos, adquirindo formatos diferentes, com o objetivo de acompanhar o design dos automóveis e ajudar a torná-los menos resistentes ao ar e assim reduzirem o consumo de combustível e até mesmo o ruído a bordo.

A tampa do motor, como também é conhecido o capô dianteiro, é aberta com o auxílio de um mecanismo localizado do lado interno dessa peça automotiva.

Caso o motorista precise mantê-la aberta para realizar uma revisão ou checar algum problema, basta encaixar o suporte do capô no alto da tampa dianteira. Carros mais sofisticados têm um amortecedor que realiza essa função.

Além da função aerodinâmica e de proteção dos componentes do veículo, o capô também é projetado para evitar danos aos ocupantes em acidentes. Em automóveis recentes ele é projetado para dobrar em caso de choque e assim impedir que acabe invadindo o cockpit.

Alguns modelos mais sofisticados, inclusive, já possuem bolsas de ar capazes de amortecer o choque de pedestres, por exemplo. Quem imaginaria que uma simples teria tantas responsabilidades?