Carro sem mistério

Veja alguns carros que oferecem 7 lugares no Brasil

Chevrolet Spin, uma das opções mais em conta com 7 assentos

A família cresceu mais do que esperado? Precisa levar os amiguinhos de seus filhos? A sogra é presença constante nos passeios de fim de semana? Felizmente, desde a década de 90 mais carros passaram a ser vendidos no Brasil com seis ou sete lugares, algo que era disponível apenas em categorias de luxo.

Um dos primeiros modelos a oferecer essa opção foi a Chevrolet Zafira, minivan que foi lançada em 1991. O sistema de recolhimento dos dois bancos da terceira fileira era bem pensado e escondia os dois lugares tão bem que nem parecia que ele tinha essa opção.

É verdade que a maior parte desses veículos oferece uma configuração de 5+2, ou seja, cinco lugares para adultos e dois para crianças. Em outras palavras, o espaço disponível para esses dois assentos extras é geralmente tão pequeno que poucas pessoas conseguem ficar ali, quanto mais viajar por distâncias grandes.

A Grand Picasso é uma das opções com 7 lugares (Citroën)

Mas, afinal, quais são os carros que hoje têm versões de sete lugares?

Um dos mais acessíveis é justamente outro Chevrolet, a minivan Spin. Mas os dois bancos no porta-malas nem de longe lembram a Zafira. Quando não são usados atrapalham bastante as bagagens. Outro que permanece como opção para levar sete pessoas é o Doblò. Nesse caso a Fiat aproveita o grande volume do modelo para inserir dois bancos retráteis.

Pode gastar mais? Dá para ter sete lugares em modelos como a minivan C4 Grand Picasso ou no SUV Land Rover Discovery Sport. Já a Peugeot resolveu importar outro SUV, o 5008, justamente para ter dois bancos extras.

Agora, se você quer levar sete adultos ou até oito, as possibilidades são quase inexistentes. A JAC, por exemplo, chegou a importar a van T8 que, ao contrário do que sugere seu nome, leva sete pessoas em bancos individuais. Já a Mercedes-Benz chegou a oferecer o Vito, um furgão de passageiros que tem oito lugares, mas faz tempo que não chegam novos modelos ao Brasil. O jeito é chamar um Uber para levar parte do pessoal.

Os bancos retráteis da Zafira (GM)