Dicas da Jocar

Como usar um suporte para transportar sua bicicleta

Rack de bicicleta

Muita gente aproveita os momentos de folga para dar um descanso ao carro e aproveita para pedalar. Mas se você faz parte desse time é muito importante saber qual é a forma correta e segura para transportar a sua bicicleta. Então a Jocar dá uma forcinha na escolha do suporte para a sua magrela.

Antes de qualquer coisa, vale saber que transportar bicicleta no carro não pode ser feito de qualquer forma. Existem regras para levá-las seja na rua ou na estrada, que fazem parte da regulamentação do CONTRAN, o Conselho Nacional de Trânsito. Ou seja, o dispositivo apropriado é um investimento necessário para você levar sua bicicleta para lá e para cá com tranquilidade e segurança.

Há dois tipos de suporte regularizados e disponíveis no mercado: o de teto e o traseiro. Na loja da Jocar você encontra várias opções. Basta escolher aquele a que atenda melhor suas necessidades.

Para instalação do suporte de teto é preciso que o veículo tenha o rack transversal ou longitudinal com as travessas, pois a fixação é feita diretamente no acessório. Cada unidade tem capacidade para levar apenas uma bicicleta.

Já o dispositivo traseiro é mais versátil, pois tem capacidade para transportar até três bicicletas de uma vez. O acesso também é melhor, o que ajuda quem não é muito alto.
Mas é preciso ficar ligado se ele não esconde a placa do carro ou compromete a iluminação traseira. Nesse caso, o CONTRAN exige o uso de régua de sinalização e uma segunda placa, com lacre do Detran.

E não esqueça: descumprir essas regras rende multa e pontos na CNH. Como você viu, é muito simples garantir que sua bike viaje em segurança – e dentro da lei!