Dicas da Jocar

Sabe a hora de trocar suas pastilhas de freio?

Sistema de freios a disco

As pastilhas de freio são essenciais para o funcionamento do sistema de frenagem do seu carro. Fique atento para que seu carro não fique sem freios. Entender como funcionam facilita justamente sua manutenção.

Para reduzir a velocidade do veículo elas são pressionadas contra o disco pela pinça e pistão do freio, hidraulicamente quando você pressiona o pedal do freio.

O sistema se parece bem com o das bicicletas, só que nos veículos, ao invés da pressão acontecer nas rodas, ela ocorre no disco de freio.

  • Devemos nos atentar às seguintes dicas:
  • – Ruído metálico: fique atento aos barulhos das rodas dianteiras. Quando o indicador de desgaste da pastilha de freio estiver esbarrando no disco, surgirá um ruído pouco agradável.
  • – Quilometragem: faça uma revisão a cada 5.000 km rodados.
  • – Peça para o seu mecânico verificar a espessura das pastilhas: 2 mm de espessura já indicam a necessidade da troca.
  • – Riscos profundos nos discos de freio podem indicar que a pastilha de freio está gasta e deve ser substituída. Isso compromete o sistema de frenagem e exigirá a substituição de todo conjunto.

A manutenção mais comum nos freios é a das pastilhas, mas podem acontecer nos discos de freios e no fluído de freio também.  Veja nas próximas dicas da Jocar para o seu carro!

Conheça as pastilhas de freio vendidas na Jocar

Veja os componentes do freio
Diferenças de uma pastilha nova para uma desgastada