Carro sem mistério

Conheça os principais tipos de suspensão dos carros

Suspensão

Eis um assunto que pouca gente presta atenção na hora de escolher um carro, o tipo de suspensão. E é um item que faz diferença no comportamento do veículo e no conforto e dirigibilidade. Como influenciam bastante no custo do automóvel, as suspensões traseiras geralmente são mais simples em carros baratos, mas mesmo alguns veículos mais caros também acabam utilizando tipos comuns.

Se no princípio da indústria era comum que os carros usassem suspensões de eixo rígido, em que ambas as rodas estão ligadas diretamente, logo ficou claro que era preciso melhorar o comportamento dinâmico a fim de tornar a condução mais agradável e segura. Hoje em dia, por exemplo, a suspensão dianteira é quase que sempre independente, ou seja, cada conjunto de roda se movimenta sem contato com a outra. O tipo mais comum usado é a MacPherson, em homenagem ao americano que a inventou. É considerada bastante simples, mas não a mais eficiente. Além dela temos a suspensão de “duplo A” ou “double wishbone” e também a “multilink” ou multi-braços, mas ambas são raríssimas no eixo dianteiro.

Já nas rodas traseiras a variedade é maior. É possível encontrar modelos com suspensões de multi-braço, duplo A mas sobretudo a de eixo de torção. Trata-se de uma suspensão “semi-independente”, ou seja, que consiste de uma única barra que liga ambas as rodas, porém, com uma extensão que permite que esse eixo consiga envergar e assim compensar parte do esforço vindo do solo e não repassá-lo para o outro lado do carro.

Na prática é possível encontrar carros com suspensões de eixo de torção bem ajustados, porém, basta um teste simples para ver a diferença entre ela e uma suspensão independente. Basta passar com seu veículo na diagonal por uma valeta. Enquanto uma suspensão multi-braço mal vai balançar o veículo, no automóvel com eixo de torção esse movimento será bem maior. A razão é simples: como elas estão unidas a roda que estiver no vazio não conseguirá chegar ao fundo da valeta por estar presa a outra.

Praticamente todos os carros compactos no Brasil usam a suspensão por eixo de torção e isso inclui vários SUVs também. Já no segmento de médios há de tudo. Um exemplo são os sedãs japoneses. Enquanto a Honda mantém a tradição da suspensão multi-braço no Civic a Toyota prefere uma suspensão mais simples e barata por eixo de torção.

Há ainda um sistema raro e mais encontrando no mercado de luxo. É a suspensão pneumática, que controla a distância e o movimento do veículo e rodas ativamente. Como é complexa acaba sendo usada por poucos modelos e geralmente em suas versões mais caras como o Range Rover Velar.

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Joquinha

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