Dicas da Jocar

Cuidados ao dirigir em meio à neblina

Cuidados para dirigir na neblina (USAF)

No período do outono e inverno é comum o aumento da formação de neblina nas estradas, causado pela presença de umidade no ar e às baixas temperaturas. É quando o motorista se vê numa situação de grande perda de visibilidade que chega a ser superior à dos períodos noturnos, afinal dependendo da densidade, o campo visual fica muito restrito.

As regiões mais comuns em se presenciar esse fenômeno são estradas próximas de matas e trechos de serra principalmente pela manhã e no final da tarde. Em certas rodovias como no sistema Anchieta-Imigrantes é comum que as concessionárias de rodovias acabam impedindo a circulação de veículos ou organizando comboios até que a visibilidade atinja um nível de segurança aceitável para o trecho.

É aí que surgem muitas dúvidas nos motoristas. Afinal utilizar farol alto ou baixo? Pisca-alerta ajuda ou atrapalha?

Segundo o Cesvi Brasil, centro de testes de segurança viária, há atitudes que parecem positivas mas que na prática pioram a situação. É o caso dos faróis: “a recomendação para o motorista é que sempre use os faróis baixos, mas nunca o farol alto, pois ele acaba refletindo nas pequenas gotículas do ar úmido, ofuscando ainda mais a visibilidade do motorista e do outro veículo que estiver vindo em sentido contrário”, explica a empresa.

Outro engano comum é ligar o pisca-alerta quando o trânsito está lento. “Ele deve ser acionado somente em caso de emergência ou pane; caso contrário, poderá dar a impressão de que o seu veículo está parado na pista de rodagem, com risco de acidente para os demais veículos que se aproximam”, diz o Cesvi.

Importante também é aumentar a distância do veículo da frente assim haverá mais espaço para a frenagem de emergência. E também possuir faróis de neblina é sempre recomendado e melhor ainda quando ele possui lanternas de neblina também, o que facilita a visibilidade do carro que vem logo atrás. E não confundir com faróis de milha, não indicados para essa situação.

Se seu veículo não possui faróis de neblina vale conhecer a linha de produtos da Jocar a fim de deixá-lo mais seguro.