Dicas da Jocar

Entenda quais problemas podem afetar a embreagem do carro

Embreagem: saiba os cuidados para danificá-la

Todos os carros, inclusive os com câmbio automático, possuem embreagens. Basicamente, elas são mecanismos de ligação entre o motor e as rodas. Em um carro, a embreagem é necessária porque o motor gira o tempo todo  quando ligado enquanto as rodas não. Quando o pedal da embreagem é ativado, o motor é desconectado das engrenagens que movem as rodas. Quando solta-se, ocorre o inverso, ou seja,volta-se a ligar o motor às engrenagens que movem rodas.

O problema mais comum com embreagens é com o material de atrito do disco que se desgasta. Quando isso ocorre, ela passa a patinar e, consequentemente, a não transmitir a força do motor para as rodas. Outro sintoma que algumas vezes está associado com embreagens é o desgaste de seu rolamento. Este desgaste é caracterizado por um ruído contínuo sempre que se pisa no pedal de embreagem.

Geralmente, uma embreagem deve ser trocada entre os 120.000 km e 180.000 km, mas dependendo do estilo de condução do motorista, ela pode gastar-se muito antes, por exemplo, pode ocorrer com apenas 40.000 km.

Veja algumas dicas para aumentar a vida útil da embreagem:

  • Utilize os freios em vez da embreagem para manter o carro parado em subidas enquanto aguarda, por exemplo, um semáforo abrir.
  • Se o seu carro não automático, não deixe o seu pé apoiado no pedal de embreagem enquanto dirige.
  • Se ele  não tiver embreagem de acionamento hidráulico, ela é acionada por um cabo. Esse cabo tem que ser verificado, caso o acionamento da embreagem ocorrra com algum barulho ou não esteja macio.
  • Não faça reduções de marcha muito exageradas, isso pode levar a quebra do disco da embreagem.

Na Jocar você encontra kits de embreagem para vários modelos de automóvel. Confira aqui.