Todos sabemos que o motor é o “coração” do carro, e para que ele funcione redondinho, é muito importante manter a temperatura equilibrada. Está na hora de você saber como cuidar do sistema de arrefecimento, um conjunto formado por vários componentes e que precisa de manutenção.
Quem mantém a temperatura do motor equilibrada é o sistema de arrefecimento. O radiador, além de ser o mais conhecido, é um dos componentes mais importantes. Mas além dele temos mangueiras, sensores de temperatura e bomba d´água.
Para que o sistema de arrefecimento desempenhe bem seu papel é essencial usar um aditivo de boa qualidade. O aditivo evita que a água do sistema ferva e protege os componentes contra a corrosão, prolongando, consequentemente, a vida útil das peças. Por isso é fundamental saber o momento certo de fazer a troca, que varia de modelo para modelo. Mas, em média, deve ser feita no período de um ano ou a cada 30 mil quilômetros rodados.
A loja da Jocar oferece boas opções de aditivos para te dar uma mãozinha na hora de cuidar do sistema de arrefecimento.
Podemos dizer que, basicamente, existem 2 tipos de aditivos: os de polímeros e os de glicol. Os de polímeros, também chamados de protetivos, são biodegradáveis, aumentam o ponto de ebulição e são anti-corrosivos.
Já os de glicol, também chamados de etilenoglicol, são anti-corrosivos e aumentam a temperatura de ebulição, mas também são anti-congelantes e lubrificam melhor o sistema. Porém, alguns não são biodegradáveis. Os de glicol que são biodegradáveis são de glicerol.
Por isso, o mais importante é ficar de olho no manual do veículo, porque o tipo de aditivo a ser utilizado deve seguir as instruções do fabricante.
Na hora da compra podem surgir dúvidas em relação à cor do aditivo. Você pode ficar tranquilo e colocar a cor de aditivo que desejar, desde que ele atenda as especificações do fabricante.
Garantir o aditivo correto já é meio caminho andado para o processo. Feito isso, é só deixar o carro nas mãos de um profissional para que ele cuide do resto. Sim, o passo a passo até parece simples, mas exige procedimentos corretos. Então, não é recomendado fazer por conta própria.
Fique sempre ligado nos prazos e siga essas dicas para poder rodar tranquilamente, com segurança e sem riscos de gastos extras com manutenção.
- Manutenção do radiador exige conhecimento técnico e procedimentos de segurança.
- Consulte o mecânico sobre a necessidade de troca do reservatório de água e da tampa do reservatório.
- A diluição do aditivo deve ser feita com água desmineralizada para preservação dos componentes.
Olá gosto de acompanhar esse blog pois sou mioto curioso quando se trata de carro.tenho uma duvida na troca de um radiador usado por um novo posso usar aditivo sendo q o veiculo nunca usor esse tipo de produto.