Dicas da Jocar

Entenda como é feita a troca do aditivo do sistema de arrefecimento

Aditivo de arrefecimento: saiba como cuidar do radiador (Jocar)

Todos sabemos que o motor é o “coração” do carro, e para que ele funcione redondinho, é muito importante manter a temperatura equilibrada. Está na hora de você saber como cuidar do sistema de arrefecimento, um conjunto formado por vários componentes e que precisa de manutenção.

Quem mantém a temperatura do motor equilibrada é o sistema de arrefecimento. O radiador, além de ser o mais conhecido, é um dos componentes mais importantes. Mas além dele temos mangueiras, sensores de temperatura e bomba d´água.

Para que o sistema de arrefecimento desempenhe bem seu papel é essencial usar um aditivo de boa qualidade. O aditivo evita que a água do sistema ferva e protege os componentes contra a corrosão, prolongando, consequentemente, a vida útil das peças. Por isso é fundamental saber o momento certo de fazer a troca, que varia de modelo para modelo. Mas, em média, deve ser feita no período de um ano ou a cada 30 mil quilômetros rodados.

A loja da Jocar oferece boas opções de aditivos para te dar uma mãozinha na hora de cuidar do sistema de arrefecimento.

Podemos dizer que, basicamente, existem 2 tipos de aditivos: os de polímeros e os de glicol. Os de polímeros, também chamados de protetivos, são biodegradáveis, aumentam o ponto de ebulição e são anti-corrosivos.

Já os de glicol, também chamados de etilenoglicol, são anti-corrosivos e aumentam a temperatura de ebulição, mas também são anti-congelantes e lubrificam melhor o sistema. Porém, alguns não são biodegradáveis. Os de glicol que são biodegradáveis são de glicerol.

Por isso, o mais importante é ficar de olho no manual do veículo, porque o tipo de aditivo a ser utilizado deve seguir as instruções do fabricante.

Na hora da compra podem surgir dúvidas em relação à cor do aditivo. Você pode ficar tranquilo e colocar a cor de aditivo que desejar, desde que ele atenda as especificações do fabricante.

Garantir o aditivo correto já é meio caminho andado para o processo. Feito isso, é só deixar o carro nas mãos de um profissional para que ele cuide do resto. Sim, o passo a passo até parece simples, mas exige procedimentos corretos. Então, não é recomendado fazer por conta própria.

Fique sempre ligado nos prazos e siga essas dicas para poder rodar tranquilamente, com segurança e sem riscos de gastos extras com manutenção.

  • Manutenção do radiador exige conhecimento técnico e procedimentos de segurança.
  • Consulte o mecânico sobre a necessidade de troca do reservatório de água e da tampa do reservatório.
  • A diluição do aditivo deve ser feita com água desmineralizada para preservação dos componentes.

Sobre o autor

Joquinha

Joquinha

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • Olá gosto de acompanhar esse blog pois sou mioto curioso quando se trata de carro.tenho uma duvida na troca de um radiador usado por um novo posso usar aditivo sendo q o veiculo nunca usor esse tipo de produto.