Carro sem mistério

O que é tração, e para que ela serve?

Tração (divulgação)

Com certeza você já ouviu falar sobre o tipo de tração dos carros. Que carros mais esportivos têm tração traseira, os mais populares, na dianteira e os fora-de-estrada, a 4×4 ou integral, mas você sabe qual a diferença entre elas?

Mini Cooper (divulgação)

Pensando nisso, elaboramos um pequeno guia com algumas dicas e curiosidades a respeito de cada tipo de tração, e contamos quais são os prós e os contras de cada tipo de sistema. Confira:

  • Quando surgiu o conceito de tração?

Até meados dos anos 1950, praticamente todos os carros do mercado tinham tração traseira. Esse conceito começou a mudar em agosto de 1959 quando a Mini desenvolveu o pequeno – na época – Cooper. O pequeno hatch foi desenhado por Sir Alec Issigonis, que introduziu no mundo automotivo o conceito de motor transversal e tração dianteira.

Mini Cooper (divulgação)

Isso significava que os carros poderiam ser compactos e assim consumir menos combustível. E desde então, a grande maioria dos automóveis passou a utilizar a tração dianteira. Quanto à tração traseira, ela é ainda utilizada em alguns modelos esportivos e automóveis de grande porte. Já a integral, que foi apresentada pela Audi em 1980, é também usada em esportivos, mas mais comum em SUVs enquanto a 4×4 tradicional segue como opção preferida de picapes.

  • Tração integral

Tração integral é a distribuição permanente do torque nas quatro rodas, favorecendo o comportamento dinâmico do veículo que assim consegue aplicar força nas rodas de acordo com a necessidade. Este sistema é bastante utilizado em competições de rali onde a distribuição do torque é normalmente de 40% na dianteira e 60% na traseira.

Originalmente, a tração integral tinha acionamento mecânico e em alguns veículos exigia até mesmo conectar as rodas dianteiras manualmente antes de engatá-la. Esses modelos 4×4 hoje se resumem a picapes, embora já existam modelos com tração integral sob demanda. Com essa tecnologia, o acionamento e distribuição de torque passou a ser automática, restando ao motorista optar por acioná-la e escolher modos de condução – é o sistema usado em novos modelos da Jeep e da Land Rover, por exemplo.

Jeep Renegade (divulgação)

Antigamente, os carros com tração integral eram geralmente picapes, SUVs e jipes que viveriam em terrenos mais acidentados e situações onde carros com tração dianteira ou traseira, não se dariam muito bem.

Motor Longitudinal Audi SQ5 (divulgação)

Atualmente, a tração integral está mais popular – mas não mais barata. Por ser um sistema mais complexo, e que exige não só mais cuidado na manutenção, como também no seu uso mais extensivo, o sistema ainda encarece muito o valor final do carro.

Fiat Toro Diesel (divulgação)

Por muitas vezes o valor do carro com tração dianteira será bem menor do que o mesmo modelo com tração integral, como é o caso da Fiat Toro com tração dianteira e a com tração nas quatro rodas. Além do mais, nem sempre quem compra esse tipo de veículo realmente vai enfrentar um lamaçal, pistas escorregadias de gelo ou enchentes.

  • Tração dianteira

Tração dianteira está cada vez mais popular nos carros, incluindo até a BMW, marca que demorou para admitir seu uso. Ela é comum em carros de passeio pois economiza combustível e espaço interno, além de deixar o veículo leve, barato e eficiente.

BMW Série 1 2020 (divulgação)

Ela também está geralmente associada a fácil manutenção, e por ficar sob o eixo dianteiro, o peso do motor, os automóveis de tração dianteira são muito mais eficazes nas subidas de traçados mais sinuosos em condições de aderência precária, do que os de tração traseira por exemplo.

Mini Cooper (divulgação)

Geralmente são poucos os carros esportivos que possuem tração dianteira, o caso mais recente que se tem notícia foi a troca da tração do BMW Série 1 e do Mini Cooper que agora utilizam a tração dianteira nas versões de entrada e intermediária e deixam as versões topo de linha com a tração integral.

Em relação ao comportamento, a tração dianteira tem a tendência a sair de frente em curvas caso o veículo esteja muito veloz. Para corrigir isso basta aliviar o acelerador.

  • Tração traseira

A tração traseira foi muito comum no passado tanto em carros com motor dianteiro quanto traseiro, como o famoso Fusca. É a tração dos puristas e permanece ainda relevante nos Estados Unidos, país em que modelos como o Mustang e o Camaro são bastante populares.

BMW M8 Conversível (divulgação)

Também é a opção de modelos esportivos por sua condução mais esportiva. Mas é a que mais ocupa espaço na construção do veículo. Isso porque ele normalmente tem motor dianteiro e eixo-cardã ligando o propulsor às rodas traseiras, algo que rouba centímetros preciosos do habitáculo e do compartimento de bagagem, por conta do diferencial instalado no eixo de trás.

Volkswagen Kombi (divulgação)

No caso de modelos com motor central ou montados no eixo traseiro, como a Volkswagen Kombi e o Fusca, não enfrentam o mesmo tipo de problema, mas os que usam eixo-cardã também são uma solução mais cara para o fabricante, o que explica que essa seja a escolha de marcas de luxo.

Os carros com tração traseira são mais ariscos de dirigir, embora o uso de controle de tração tenha reduzido riscos em relação à tendência a sair de traseira, uma condição em que é exigido do motorista o famoso sobresterço, ou seja, girar o volante para fora da curva para evitar que o veículo gire e perca o controle.