Carro sem mistério

O significado das luzes do painel do carro

Luzes do painel (divulgação)

Você com certeza já percebeu que no painel de instrumentos do seu carro existem luzes que indicam alguns componentes, e como está a “saúde” deles. Mas você sabe qual o significado deles, e o que fazer quando alguns deles acendem?

Luzes do painel (divulgação)

Como essas luzes funcionam?

As luzes do painel do seu veículo servem para indicar quando determinada peça tem algum problema, ou apenas para mostrar o bom funcionamento daquele item em específico. Um exemplo bem prático é o caso dos faróis e a que indica se o carro está superaquecido ou com pouca gasolina. Mas há outros sinais que nem sempre nós compreendemos.

Luzes do painel (divulgação)

Outro ponto importante para se observar é o que significam as cores que se acendem quando damos partida. Ao girar a chave, todas as luzes do painel de instrumentos se acendem, mas logo se apagam.

O questionamento a partir daí é: o que fazer se uma delas permanecer acesa? Veja o que as cores querem dizer:

Neste caso, sua atenção ao problema deve ser imediata. Ou seja, não dirija seu veículo com elas acesas. Entre em contato com seu mecânico de confiança.

Nesse caso, o veículo está indicando que existe algum problema, mas que você pode dirigir em segurança até uma oficina para resolver a questão.

Neste caso, essas luzes são apenas informativas, portanto, não é preciso se preocupar com elas.

O que cada símbolo significa?

Em geral, os veículos possuem símbolos semelhantes para cada luz, mas alguns padrões podem confundir. Caso no seu veículo tenha um item que não apareceu aqui, recomendamos que consulte o manual do proprietário.

  • Exclamação – Luz de atenção

Se este sinal piscar no seu painel, é um forte indício de existe um problema sério no funcionamento do veículo. Normalmente, ele é acompanhado do acendimento de outro sinal, que ajuda a identificar a origem do dano.

  • Óleo do motor

Se caso a luz do óleo do motor acender, é recomendado que você mostre seu veículo a um mecânico de confiança o quanto antes. Se isso acontecer, seu veículo está com sérios problemas de lubrificação que podem danificar seriamente o motor, podendo chegar a fundir algumas peças do bloco.

  • Luz da bateria

Perda de tensão ou outros tipos de falha na bateria são as razões para que essa luz permaneça acesa em seu painel depois que o carro começa a rodar. É sempre bom verificar o problema antes que você acabe ficando na mão.

  • Luz do freio

Caso esta luz acenda sem que você não pise no freio, pode ser que haja um vazamento de fluído.

Raramente essa luz vai piscar no seu painel. Mas caso isso ocorra é sinal que o dispositivo não está preparado para atuar em situações de acidentes, o que pode até agravar a situação.

  • Superaquecimento

Caso seu veículo apresente falta de água ou se os sistemas de ventilação do carro estiverem falhando, uma luz vermelha vai se acender no seu painel. Pare o veículo o quanto antes para checar o nível da água e resolver o problema. Caso a luz ainda esteja acesa, chame um guincho para não agravar os danos.

  • Luz da injeção eletrônica

Neste caso, duas situações podem estar sendo indicadas: ou há algum dano no controle de estabilidade do veículo ou na injeção, o que provavelmente vai provocar falhas na ignição.

  • Luz das velas

Quando essa luz se acende no painel, normalmente é sinal de que está na hora de trocar as velas de aquecimento. Faça isso o quanto antes, sob risco de reduzir a vida útil da bateria de seu veículo.

** Assim como qualquer outra parte do automóvel, a suspensão deve receber manutenção periódica de acordo com as instruções do manual do proprietário. Procure sempre por peças originais e leve seu veículo em centros especializados para a manutenção preventiva. **