Em 2018 foram vendidos 368.811 veículos comerciais leves no Brasil e desse montante, 199.402 mil unidades foram de picapes médias. Esses dados mostram que o mercado de picapes ainda é um dos grandes nichos do país, e a cada ano que passa ele aumenta ainda mais. Novos modelos também devem chegar para brigar com nomes fortes como a Volkswagen Tarok, Ford Courier entre outros.
Mas para quem compra uma picape média fica sempre a dúvida, qual motor optar? Qual é a mais vantajosa? Com base nessas dúvidas, montamos um pequeno guia que pode lhe ajudar a escolher a melhor versão que mais combina com seu bolso e suas necessidades.
Compre uma picape flex se você…
- Se não tem tanto dinheiro disponível. Nesse caso você pode optar por picapes intermediárias como a Renault Duster Oroch, que tem versões 1.6 flex, ou a Fiat Toro que trabalha com o motor 1.8 E.torQ de até 139 cavalos.
- Se você roda mais na cidade ou faz pequenas viagens que não necessitem de um motor com mais torque, como é o caso dos motores a diesel. Ao rodar em trechos urbanos, exige-se menos do motor flex do que um motor a diesel.
- Se quiser economizar na hora de contratar uma apólice de seguro. Picapes a diesel são mais visadas e por isso, suas apólices tendem a ser mais caras do que suas versões flex.
Não compre uma picape flex se você…
- busca torque e força para levar mais peso na caçamba. Os motores a diesel entregam mais torque do que os respectivos com gasolina e etanol.
- Viaja muito e precisa economizar mais na hora de abastecer, tendo em vista que o valor do diesel na bomba tende a ser menor do que o etanol e gasolina.
- Precisa de tração nas 4 rodas. Hoje apenas picapes movidas a diesel oferecem tração 4×4 por aqui. Então se você pensa em fazer trilha, ou pegar muita estrada de terra no final de semana, melhor evitar as picapes flex.
Compre uma picape diesel se você…
- Quer mais opções no mercado. As linhas de picapes diesel são mais variadas do que as flex. Para se ter uma ideia, a Toyota Hilux diesel vendeu em 2018 12.688 unidades da versão SRV Diesel.
- Não se preocupa em trocar de picape todo ano. Pelo investimento alto é aconselhável rodar bastante para recuperar parte desse dinheiro.
Não compre uma picape diesel se você…
- Vai rodar pouco e não utiliza com frequência o sistema de tração nas 4 rodas. Isso pode acarretar em valores mais altos na hora das revisões e mais idas ao posto de combustível.
- Se preocupa com a troca anual ou constante de picape. Geralmente picapes a diesel são mais caras que suas variantes flex e para compensar o alto custo, o motorista precisa ficar com ela um bom tempo para valer a pena. Caso contrário, é melhor investir numa picape flex, se a ideia é trocar com maior frequência de picape.
Comente