Dicas da Jocar

Picape diesel ou flex: qual escolher?

Toyota Hilux (divulgação)

Em 2018 foram vendidos 368.811 veículos comerciais leves no Brasil e desse montante, 199.402 mil unidades foram de picapes médias. Esses dados mostram que o mercado de picapes ainda é um dos grandes nichos do país, e a cada ano que passa ele aumenta ainda mais. Novos modelos também devem chegar para brigar com nomes fortes como a Volkswagen Tarok, Ford Courier entre outros.

Ford Ranger (divulgação)

Mas para quem compra uma picape média fica sempre a dúvida, qual motor optar? Qual é a mais vantajosa? Com base nessas dúvidas, montamos um pequeno guia que pode lhe ajudar a escolher a melhor versão que mais combina com seu bolso e suas necessidades.

Compre uma picape flex se você…

Renault Duster Oroch (divulgação)
  • Se não tem tanto dinheiro disponível. Nesse caso você pode optar por picapes intermediárias como a Renault Duster Oroch, que tem versões 1.6 flex, ou a Fiat Toro que trabalha com o motor 1.8 E.torQ de até 139 cavalos.
  • Se você roda mais na cidade ou faz pequenas viagens que não necessitem de um motor com mais torque, como é o caso dos motores a diesel. Ao rodar em trechos urbanos, exige-se menos do motor flex do que um motor a diesel.
  • Se quiser economizar na hora de contratar uma apólice de seguro. Picapes a diesel são mais visadas e por isso, suas apólices tendem a ser mais caras do que suas versões flex.

Não compre uma picape flex se você…

Fiat Toro Flex (divulgação)
  • busca torque e força para levar mais peso na caçamba. Os motores a diesel entregam mais torque do que os respectivos com gasolina e etanol.
  • Viaja muito e precisa economizar mais na hora de abastecer, tendo em vista que o valor do diesel na bomba tende a ser menor do que o etanol e gasolina.
  • Precisa de tração nas 4 rodas. Hoje apenas picapes movidas a diesel oferecem tração 4×4 por aqui. Então se você pensa em fazer trilha, ou pegar muita estrada de terra no final de semana, melhor evitar as picapes flex.

Compre uma picape diesel se você…

Toyota Hilux (divulgação)
  • Quer mais opções no mercado. As linhas de picapes diesel são mais variadas do que as flex. Para se ter uma ideia, a Toyota Hilux diesel vendeu em 2018 12.688 unidades da versão SRV Diesel.
  • Não se preocupa em trocar de picape todo ano. Pelo investimento alto é aconselhável rodar bastante para recuperar parte desse dinheiro.

Não compre uma picape diesel se você…

Volkswagen Amarok (divulgação)
  • Vai rodar pouco e não utiliza com frequência o sistema de tração nas 4 rodas. Isso pode acarretar em valores mais altos na hora das revisões e mais idas ao posto de combustível.
  • Se preocupa com a troca anual ou constante de picape. Geralmente picapes a diesel são mais caras que suas variantes flex e para compensar o alto custo, o motorista precisa ficar com ela um bom tempo para valer a pena. Caso contrário, é melhor investir numa picape flex, se a ideia é trocar com maior frequência de picape.