Na hora de escolher qual carro comprar, não são poucas as pessoas que elegem como prioridade o consumo baixo de combustível. Não por acaso, os modelos equipados com motor 1.0 acabaram ganhando as ruas do Brasil, conquistando mesmo aqueles motoristas que preferem os modelos mais potentes.
Mas para quem valoriza muito a economia de combustível, é fundamental saber que não basta escolher um modelo com motor menor, afinal, temos outros fatores que influenciam diretamente no consumo. Um bom e simples exemplo é o cuidado com a calibragem dos pneus, algo que pouca gente realmente tem o hábito de fazer.
Para quem ainda não se ligou nisso, é importante lembrar que o pneu descalibrado pode aumentar o consumo de combustível. Não acredita? Então imagine um pneu um pouco murcho, quando chega a formar aquela curva na lateral; é uma situação que cria mais resistência para que o pneu role pelo chão e deixar o carro mais pesado. Assim, para andar bem, você vai precisar acelerar mais para aumentar a força do motor. E quanto mais acelera o carro, não tem jeito, maior é o consumo de combustível. Sem contar que pneus descalibrados tiram a estabilidade do carro – o que compromete a segurança – e ainda acabam provocando o desgaste de outros componentes do conjunto de suspensão. O resultado, pode ser um estrago no seu bolso quando precisar parar na oficina.
Então, para evitar dor de cabeça e gastos extras, siga essa receita básica:
- Lembre de calibrar os pneus pelo menos a cada 15 dias;
- Faça a calibragem sempre com os pneus ainda frios; aproveite, por exemplo, o período da manhã, quando está saindo de casa.
Caso não saiba qual a pressão correta, é só lembrar de mais um detalhe. Todo carro tem uma a etiqueta do fabricante com a indicação de pressão ideal para cada situação. Normalmente ela fica na parte interna da porta do motorista ou da tampa do combustível. Mas, se ainda assim não encontrar, é só dar uma espiada no manual do proprietário.
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