Você tem o costume de abrir o capô do seu carro e dar uma conferida no nível dos fluidos? Não? Pois é, infelizmente esse é um hábito que poucos motoristas têm… Mas é bom saber que ao adotar essa simples prática, dá para evitar despesas não previstas com oficina. E mais importante: no caso do fluido de freio, por exemplo, esse cuidado tem relação direta com sua segurança.
Antes de qualquer coisa, é importante deixar clara a função desse componente: o fluido é o responsável por transferir a pressão do pedal de freio para as rodas, e assim, conseguimos parar o carro. Ele também lubrifica e previne a corrosão das peças de todo o sistema e absorve a umidade do ambiente, prevenindo falhas na frenagem e a formação de bolhas, pontos que comprometem o desempenho e a eficiência dos freios.
Está mais do que claro que o fluido tem papel fundamental no sistema de freios, e é por isso que ele está entre os itens que precisam passar pela manutenção preventiva. Ou seja, tem que ser trocado exatamente conforme recomenda o fabricante no manual do proprietário. A indicação comum é que a troca seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou uma vez ao ano. De qualquer forma, é importante verificar sempre o nível, porque diferente de outros fluidos, esse não pode baixar.
Na prática, é algo muito simples de fazer: basta conferir se o fluido está no nível, e pra isso é só seguir essa marquinha. Bem fácil de entender (veja no vídeo)
Para quem não sabe, há uma luz no painel de instrumentos que acende para alertar o motorista caso o nível de fluido esteja muito baixo. Normalmente é a mesma que indica que o freio de mão está acionado, mas se você baixar a alavanca e a luz permanecer acesa ou piscando, bingo!
Vale anotar outra informação: não é recomendado só completar o nível do fluido, porque pode acabar “mascarando” um problema mais grave. Isso só é válido mesmo pra garantir o funcionamento dos freios até chegar na oficina.
A cor do fluido pode variar de acordo com o fabricante, mas o que realmente importa saber na hora de comprar o fluido é o ponto de ebulição indicado para seu carro. É assim que esse tipo de produto é classificado, pois cada um tem um determinado limite para suportar altas temperaturas sem ferver. Para ficar mais familiarizado com o assunto, os fluídos usados no país são o DOT 3, DOT 4 ou DOT 5.1, que têm base de glycol e absorvem água.
E aqui vai mais um toque: é possível substituir o fluído indicado por outro com ponto de ebulição maior, mas em hipótese alguma utilize um inferior ao especificado no manual.
Agora que você já está por dentro do assunto, basta escolher o fluído de freio em uma das lojas da JOCAR, ou ainda pela internet, na loja online.
Viu só como é simples? Fica então a mensagem de que não adianta investir para deixar o carro com um visual “tinindo” e esquecer do mais importante: a segurança.
Tem algum problema derramar óleo de freio nós pneus?