Antigo terror dos novos motoristas, a manobra de estacionamento está cada vez mais fácil. Hoje temos vários recursos pra dar uma ajudinha na hora de estacionar, como é o caso do sensor de estacionamento. Sem dúvida, o mais popular deles.
Melhor ainda, é que agora dá pra instalar um sensor de estacionamento em qualquer modelo. Então, se você ainda não tem no seu carro, a gente mostra aqui como é fácil ter um.
Esqueça a história de que sensor de estacionamento é coisa de carrão, porque hoje é um acessório de segurança bastante acessível. Nas lojas da Jocar, por exemplo, você encontra várias opções compatíveis com todos os automóveis vendidos no Brasil. O kit de sensor de estacionamento é formado pelos sensores ultra-sônicos, uma caixa de controle digital e o display para o painel.
Funciona da seguinte forma: com os sensores instalados no para-choque traseiro, ao engatar a marcha à ré, um “beep” indica que eles estão ativos. Aí o sistema consegue detectar a distância entre o carro e o obstáculo. E no pequeno display são emitidos alertas sonoros e visuais progressivos, que aumentam à medida que o carro se aproxima do limite de segurança em relação ao obstáculo. É, está claro que o sensor de estacionamento – junto com o tradicional espelho retrovisor – garante muito mais conforto e segurança para o motorista.
Para instalar um sensor de estacionamento é preciso que o carro tenha para-choques de plástico ou de fibra, o que é comum nos modelos atuais. Mesma coisa para a tensão elétrica, que deve ser de 12 volts, também padrão dos nossos veículos. A aplicação é simples, mas é sempre recomendado fazer o serviço com um profissional técnico habilitado.
Após marcar o para-choque, conforme as indicações do manual do produto, são feitos os furos e a fixação dos sensores. Na sequência, é a vez de passar a fiação até a frente do carro, pela lateral da carroceria e por baixo do carpete. Em seguida, são conectados os cabos dos sensores e do display na caixa principal, que deve ser fixada na lateral do porta-malas, numa posição que não incomode. Depois, é feita a ligação da fiação do sensor no chicote da luz de ré na lanterna traseira. Já a instalação do display varia conforme o modelo e a preferência, mas dever ser fixada em local de fácil visualização no painel central.
E tem mais… para quem valoriza uma dose maior de segurança e até de requinte, existe o kit de sensor de estacionamento com câmera de ré. Nesse caso, a instalação é praticamente igual. O que muda é que temos o fio adicional da câmera – que vai por dentro do acabamento do teto – a instalação do novo espelho retrovisor interno – que acompanha o kit – e a pequena câmera que deve ser presa na tampa do porta-malas, normalmente na ponta superior da placa do veículo.
Para que o sensor de estacionamento tenha vida longa, basta um cuidado simples: fazer uma limpeza periódica da superfície utilizando um pano limpo umidecido com água para retirar poeria ou lama. Importante: nunca pinte a superfície dos sensores, pois isso prejudica a sensibilidade do dispositivo.
Viu como é fácil e muito eficiente? É importante lembrar ainda que o sensor de estacionamento é um grande aliado durante as manobras. Mas em hipótese nenhuma ele substitui a atenção do motorista, sempre o único responsável pelo comando do automóvel.
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