Acelerar e frear – tem coisa mais básica de se fazer ao volante? Mas para dirigir com tranquilidade mesmo, a gente precisa de um sistema de freios eficiente! E pra garantir que tudo funcione bem, não tem outro jeito senão cuidar bem dos itens que formam esse conjunto.
Existem tipos diferentes de sistemas de freios, e entre os mais comuns, temos o que utiliza o freio a disco e que conta com vários itens. Mas vamos focar em um específico: as pastilhas, um dos mais importantes. Assim como outros componentes de um carro, as pastilhas de freio também precisam ser substituídas depois de um certo tempo de uso. Por isso, tem que ficar ligado para não errar nessa hora.
Bom é que o desgaste das pastilhas está longe de ser um bicho de sete cabeças. É bem fácil perceber os sinais que o carro dá nesse momento. Primeiro, porque hoje em dia muitos veículos contam com alerta visual no painel para ajudar o motorista. Agora, independente disso, há outras maneiras de saber se é hora de dar atenção às pastilhas. Exemplo mais comum é o bom e velho aviso sonoro: sabe aquele barulhinho metálico que “grita” aos ouvidos ao pisar no freio, tipo um arranhado? Pois é, ele mesmo!!!
Pastilhas gastas podem danificar os discos de forma irreversível e aumentar os custos com a manutenção, ou seja, tem que fazer a coisa certa para evitar prejuízo. Dá pra fazer uma primeira inspeção visual por conta mesmo, porque a pastilha fica bem fina quando está desgastada – às vezes, até com a base já em contato direto com o disco. Mas a avaliação de um mecânico de confiança é fundamental antes de tomar qualquer atitude.
Nas lojas JOCAR há pastilhas de freios para todos os modelos de carros vendidos no Brasil. Depois de escolher o tipo ideal para seu carro, basta fazer a troca – e o processo é simples e rápido!
É bom lembrar que a vida útil das pastilhas pode variar de acordo com o estilo de cada motorista, com o tipo de terreno por onde o carro circula.Enfim, com as condições gerais de uso no dia a dia. Então o negócio é ficar de olho no que diz o manual do proprietário do veículo, e se ligar nos sinais do próprio carro.
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