O Ka é um velho conhecido do brasileiro. A primeira geração foi lançada pela Ford por aqui em 1997 quando a marca havia se separado da Volkswagen no Brasil e ainda buscava uma nova identidade. Pequeno e de design ousado, ele agradou pela boa mecânica e esperteza. Mas deixava a desejar no espaço interno sobretudo no porta-malas. A solução, no entanto, só surgiu dez anos depois.
Em 2007, a Ford redesenhou o Ka acrescentando mais espaço na traseira e atualizando seu visual. Novo painel e parte mecânica tornaram o carrinho mais próximo da concorrência da época, mas a adição de portas traseiras continuou inviável – um dos problemas do projeto original.
Foi aí que o Ka mudou de rumo em relação a outros países. Na Europa, por exemplo, a Ford resolveu desenhar um novo Ka sobre a plataforma do Fiat 500. A produção, inclusive, foi feita na Polônia, na mesma linha do carrinho italiano.
Apenas em 2014 a Ford conseguiu transformar o Ka num compacto de volume. O projeto, nascido no Brasil, aproveitou muito do New Fiesta para criar um carro volumoso e com bom custo-benefício – tanto assim que é o vice-líder em vendas atualmente, atrás apenas do Onix. É esse modelo que acaba de ganhar uma leve atualização na linha 2019.
A novidade, por enquanto, está chegando na inédita versão Freestyle, com apelo aventureiro. Além de novo para-choque e faróis com máscaras, ela é também mais alta e traz itens inéditos como a central multimídia Sync 3, motor 1.5 litro de 3 cilindros de 136 cv de potência e opção de transmissão automática de 6 velocidades. Na pré-venda, o Ka Freestyle está saindo por R$ 67.990 segundo a Ford.
Além dela, a marca vai lançar a linha 2019 em todas as versões em julho. E você, é dono do modelo? Na Jocar você encontra peças e acessórios de todas as versões do Ford Ka. Confira!
Comente