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Fusíveis automotivos: para que servem e como trocar

Fusíveis: pequenos mas vitais

Você entra no carro e percebe que o farol não está funcionando. Ou tenta ligar o rádio e nada. Tenha calma porque é bem provável que seja algo muito simples. Antes de chamar por socorro,  lembre de dar uma conferida numa pecinha chamada fusível!

Pequeno e barato, o fusível é um dispositivo muito importante, pois foi projetado para proteger todo o sistema elétrico do seu carro. Dá pra dizer que ele é um verdadeiro anjo da guarda dos circuitos elétricos. No caso de alguma pane que provoque uma descarga elétrica excessiva – o popular curto-circuito – em um dos muitos componentes elétricos do carro, é o fusível que  “segura a bronca” para impedir a queima de módulos e equipamentos.

Não dá para prever o tempo de vida útil dos fusíveis. Na prática, eles só são danificados em caso de sobrecarga de eletricidade.  Quando isso acontece, o processo é simples: basta substituir o fusível rompido – ou queimado – por um novo. As lojas Jocar oferecem toda a linha de fusíveis para veículos vendidos no Brasil. Para você entender, eles têm cores e tamanhos diferentes de acordo com a amperagem, ou seja, de acordo com a corrente elétrica que cada um suporta. Sabendo disso, o primeiro passo é descobrir exatamente qual é o fusível com problemas.

A maneira mais prática de saber como encontrar o fusível queimado é consultar o manual do veículo. Normalmente, o manual traz o mapa da caixa de fusíveis, com a localização exata do fusível responsável por cada função, como o dos faróis, o da buzina ou o do rádio.

Mas como ter certeza de que o fusível está realmente queimado? Dá para comparar com as tradicionais lâmpadas incandescentes. Observe com cuidado e confira se esta pequena lâmina interna está rompida. Caso sim, basta confirmar as especificações do fusível, comprar um novo e fazer a troca. Vai perceber rápido que o dispositivo que não estava funcionando volta a trabalhar normalmente. E no caso dos automóveis mais antigos, normalmente os fusíveis são de cerâmica ou  de vidro.

E tem um detalhe muito importante: nunca coloque um fusível com amperagem maior do que a determinada pelo fabricante. Em caso de sobrecarga, ele não vai se romper – ou seja, não vai cumprir sua função – o que pode gerar o superaquecimento da fiação a ponto de provocar até um incêndio! Outra informação para tomar nota: se o fusível trocado queimar novamente, é hora de recorrer a uma ajuda profissional para identificar a causa da sobrecarga e resolver de vez o problema.

Agora, vale uma dica: pra evitar dor de cabeça, lembre sempre de deixar alguns fusíveis de reserva no porta-luvas do carro. Vai que uma lâmpada do farol para de funcionar bem naquela viagem à noite? Uma pecinha nova como esta aqui pode resolver sua emergência rapidinho…

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Joquinha

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