Cuide de seu carro

Logística reversa transforma pneus velhos em chinelos e ajuda o meio ambiente

Reciclagem de pneus

Você sabia que todo ano o Brasil produz mais de 60 milhões de pneus para abastecer o mercado nacional? É um número expressivo e fundamental para colocar nossa imensa frota de veículos em movimento por ruas e estradas de todo o país. Mas como todo produto de consumo, os pneus têm vida útil limitada, o que provoca uma outra preocupação: o que fazer com tantos pneus depois de usados? A resposta já existe, é a logística reversa.

A Reciclanip – entidade que reúne os fabricantes nacionais de pneus – realiza desde 1999 um importante trabalho para dar destino ambientalmente correto para os chamados “pneus inservíveis”. É o processo conhecido como logística reversa, onde empresas especializadas recolhem os pneus velhos descartados e cuidam para que tenham destino ambientalmente correto.

Hoje a Reciclanip conta com mais de 1.000 postos de coleta de pneus descartados instalados em todo o país. Depois de recolhidos, são triturados e seguem o destino ambientalmente correto, conforme determinação do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais. Dessa forma, evita-se que pneus sejam descartados sem nenhum controle em nosso meio ambiente. Graças a esse trabalho, hoje milhares de pneus velhos são reaproveitados de diferentes formas. O primeiro e mais comum exemplo é a utilização como combustível de forno da indústria de cimento. Mas os pneus velhos também se transformam em matéria-prima para a produção de asfalto e até para a produção de chinelos e solas de sapato.

Mas para que o processo funcione e ganhe força de verdade, é preciso que cada proprietário de automóvel dê sua contribuição. Quando for comprar um pneu novo, é importante dar preferência para o revendedor que já tenha aderido ao processo de logística reversa. Outro ação envolve o respeito aos prazos de manutenção do automóvel, pois quem mantém o carro revisado evita o desgaste dos componentes e aumenta o prazo de troca de peças. É assim com os pneus, que precisam ser calibrados semanalmente ou no máximo a cada 15 dias, e também alinhados e o balanceados de acordo com prazo recomendado pelo fabricante – normalmente, a cada 10 mil quilômetros – o que pode prolongar a vida útil dos pneus em até 15%.

Na Jocar você encontra itens que ajudam a preservar os pneus de seu carro e assim contribuir com o meio-ambiente.

Um cuidado simples mas que gera efeito imediato no meio-ambiente ao reduzir o número de pneus descartados, além da economia no bolso do consumidor, que passa a gastar menos com manutenção.

Caso tenha dificuldades para encontrar o local para descarte do seu pneu velho, procure a prefeitura da sua cidade ou acesse o site da Reciclanip: www.reciclanip.org.br. Lá é possível saber qual é o ponto de coleta mais próximo à sua residência.