Cuide de seu carro

Aditivo de combustível pode ser um aliado em tempos de gasolina e etanol caros

Aditivos ajudam a limpar o motor de sujeira acumulada com combustíveis

A cena já é conhecida: a Petrobras reajusta o preços dos combustíveis para cima e a corrida aos postos começa afinal o aumento sempre chega rápido às bombas. Tem sido assim desde que o governo decidiu seguir a variação de mercado do petróleo no exterior após um período em que os preços ficaram praticamente ‘congelados’ artificialmente.

Nessas horas é importante que seu carro esteja bem ajustado para não desperdiçar combustível à toa. Um dos aliados nesse sentido são os aditivos de combustível. Espécie de ‘detergente’ para o motor, esses produtos têm fórmulas capazes de remover a sujeira que se acumula em várias partes do motor como bicos injetores, hastes de válvulas, coletores, câmaras de combustão e cabeçote. Com isso evitam borras nas sedes das válvulas e nas cabeças dos pistões que atrapalham o bom funcionamento do motor.

Utilizar os aditivos de combustível, no entanto, requer cuidados. Eles devem ser sempre adicionados com o tanque cheio para que sejam diluídos na quantidade certa – a medida correta é um frasco de 200 ml para cada 200 litros de combustível, segundo informa a AC Delco, um dos mais conhecidos fabricantes de aditivos.

O produto também ajuda em situações como quando nosso veículos ficam parados por muito tempo. Nesse caso, é recomendável utilizar um frasco antes de dar partida no veículo e outro assim que reabastecê-lo. Você encontra uma grande variedade de aditivos de combustível na Jocar. Confira!