Carro sem mistério

Entenda as diferenças entre direção hidráulica, elétrica e eletro hidráulica

Direção hidráulica

Todo mundo que dirige, sabe a diferença que faz ter direção hidráulica, elétrica ou eletro hidráulica no carro na hora de manobrar, mas você sabe a real diferença entre elas? A gente explica.

Direção hidráulica:
Um dos mais conhecidos e confiáveis sistemas de direção assistida está presente nos mais diferentes segmentos de carros, sejam eles hatches, sedans, peruas e afins. Basicamente, o sistema utiliza uma bomba que comprime um óleo dentro da caixa de direção, para facilitar as manobras.

Direção elétrica

Para que esta bomba seja ativada é preciso usar a força do próprio motor, fazendo com que o sistema funcione apenas quando o carro está ligado. Para manter o sistema em boas condições, é bom sempre fazer revisões periódicas como recomenda o manual do seu veículo. Você deve ficar atento a vazamentos e checar sempre que possível o nível do reservatório para evitar futuras dores de cabeça.

Direção eletro hidráulica

Direção eletro hidráulica:

O sistema, que é geralmente confundido com a direção elétrica, usa um sistema semelhante ao da direção hidráulica, que na prática usa óleo para facilitar as manobras. A grande diferença entre a direção hidráulica e eletro hidráulica, é que no sistema eletro hidráulico um motor elétrico é quem é responsável pela movimentação da bomba.

Direção

Sendo assim, o sistema não precisa da força do motor para poder esterçar o volante. Mas como todo sistema que se preze, ele também precisa de manutenção periódica, de acordo com a recomendação do manual do carro, então fique atento as revisões exigidas pela montadora.

Direção Elétrica:

Como o nome sugere, essa direção utiliza um sistema elétrico para aliviar o peso do conjunto e assim ajudar na hora das manobras. Ele é bem mais prático e tem menos componentes que podem causar problemas futuros. Além disso, reduz o consumo de combustível, um problema da direção hidráulica.

Direção

Mas em contrapartida, se houver uma pane elétrica no veículo, a direção tende a ficar muito mais pesada do que de costume, mas isso não quer dizer necessariamente que a direção vai travar. Assim como as outras duas opções de direção, é sempre bom revisar o manual do proprietário para verificar quando devem ser feitas as revisões periódicas.