Carros inesquecíveis

Carros inesquecíveis: Idea, a minivan da Fiat

Fiat Idea (divulgação)

Um dos poucos representantes da categoria das minivans e uma raridade também na Fiat, o Idea teve pouco tempo de vida por aqui. Mas foi o suficiente para deixar sua marca e ainda criar versões como a minivan aventureira – a Idea Adventure. Vamos agora relembrar um pouco de sua história.

Punto ideal

Se por aqui a Fiat Idea utilizava uma plataforma mista, com partes do Palio e Punto, na Europa a minivan era um modelo feito diretamente sob a plataforma do Punto – assim como a Opel Meriva – Chevrolet Meriva – era feita na base do hatch Opel Corsa.

Fiat Idea (divulgação)

No mercado europeu, a minivan derivada do hatch Punto apareceu para os italianos em 2002. O visual era simples e simpático, com linhas bem retas e ampla área envidraçada – aumentando a sensação de espaço interno. E trazia um painel com um visual um tanto quanto exótico, mas cheio de porta-trecos e nichos para acomodar bugigangas e cluster central.

Fiat Idea (divulgação)

Diferentemente do mercado brasileiro, a Fiat Idea italiana ficou no mercado europeu de 2002 a 2012 praticamente sem grandes mudanças.

Fiat Idea (divulgação)

No mercado europeu, a substituta chegou em 2012 e vinha da família do pequenino 500 e que atendia pelo nome de 500L – que também ganhou um irmão aventureiro, o 500X. Além do 500X, a 500L ainda ganhou uma variante aventureira leve – a Trekking – e uma versão de 7 lugares a Living.

Ideal para o Brasil

Enquanto o mercado europeu recebia a Fiat Idea em 2002, com base no Punto e tinha um interior exótico, a Fiat Idea nacional, chegava em 2005 já como linha 2006 e dividia partes da plataforma com o Palio e Punto nacional, além de utilizar o mesmo painel da linha Palio.

Fiat Idea (divulgação)

O visual externo era idêntico ao da versão europeia, e incluía também o bom espaço interno e as medidas generosas – a minivan nacional tinha 3,93 metros de comprimento, 1,69 de largura, 1,68 de altura e 2,51 metros de entre-eixos. O porta-malas tinha 380 litros de capacidade, o que era bom se comparado com a média.

Fiat Idea (divulgação)

Um dos diferenciais em relação à concorrência como o Nissan Livina e o Honda Fit, era o fato de a minivan contar como opcional o teto solar panorâmico Skydome (que cobria 70% do teto). Além disso, a minivan tinha vidros laminados nas portas e sensor de estacionamento – algo que não era muito comum nesses modelos.

Fiat Idea (divulgação)

O interior, como dito anteriormente, era compartilhado com a família Palio, o que deixava a minivan com design bem mais agradável do que sua variante europeia. No quesito motorização, a Fiat Idea nacional vinha com duas opções – sendo a primeira o 1.4 flex de 81 cv com etanol e 80 cv com gasolina e torque de 12,4 kgfm, e a outra versão era o 1.8 de origem GM que rendia 114 cv com etanol e 112 cv com gasolina e torque de 18,5 e 17,8 kgfm respectivamente.

Fiat Idea (divulgação)

Ambas as motorizações ofereciam apenas câmbio manual de 5 velocidades. Com o motor 1.4 a minivan fazia o 0 a 100 km/h em 14,6 segundos e atingia a velocidade máxima de 161 km/h. Já com o motor 1.8, a minivan fazia o 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingia a velocidade de 182 km/h.

Aventura Ideal

Em meados de 2006, a Fiat apresentava a versão aventureira da minivan Idea – a Idea Adventure. Em relação a minivan “tradicional”, a versão aventureira recebia um aumento na suspensão de nada menos do que 52 milímetros.

Fiat Idea Adventure (divulgação)

Fora esse aumento na suspensão, a minivan recebia caixas de rodas com aplique preto, e uma faixa nas portas também na mesma cor. A dianteira recebia um novo para-choque e grade maior e mais pronunciado. O para-choque também recebia faróis de neblina duplos, e um falso quebra-mato.

Fiat Idea Adventure (divulgação)

A traseira recebia mais apliques pretos e o estepe ficava pendurado do lado de fora, tal qual o Ford EcoSport. Por conta disso, a placa acabou indo para a base do para-choque. O painel vinha em dois tons e diferentemente das demais versões, contava com instrumentos auxiliares, como inclinômetro lateral e longitudinal e uma bússola.

Fiat Idea Adventure (divulgação)

Além disso, a minivan recebia o sistema de bloqueio eletrônico do diferencial, que comercialmente era conhecido como Locker, que era parte do sistema ELD – Electronic Locker Differential. Este sistema permitia ao condutor selecionar manualmente essa função para que a tração de uma roda patinando passasse para a outra, em terra firme, o que ajudava a sair dos atoleiros.

Fiat Idea (divulgação)

Porém, o sistema era limitado a 20 km/h e não funcionava bem quando acima disso, sendo necessário seu desligamento. Era um recurso interessante – tanto é que a Fiat ainda utiliza esse sistema na picape Strada – que está em vias de ser substituída. O motor era o mesmo da versão HLX – o 1.8 flex de até 114 cv.

Câmbio, desligo

Em 2009, a Fiat introduzia na minivan o câmbio automatizado Dualogic – primeiramente na versão mais cara – a Adventure. O câmbio permitia mudanças manuais e modo Sport, esse tipo de câmbio não tinha a função “creeping” e por isso não deslocava o veículo quando em Drive, sem acelerar. Da mesma forma, numa rampa, devia-se pisar no freio para manter o carro, pois ele virtualmente voltava, mesmo engatado.

Fiat Idea Adventure (divulgação)

Essa funcionalidade só foi introduzida algum tempo depois, na segunda geração do sistema, chamado Dualogic Plus. Fora isso, na linha 2009 a Fiat Idea ELX passou a utilizar o motor GM 1.8 Flex de até 114 cavalos.

Renovando as Idea

A primeira – e única – atualização de estilo da minivan, chegou em 2010, já como linha 2011, e trazia como novidades a dianteira que ganhava novos faróis com direito a bloco elíptico e para-choque mais dinâmico e moderno. Já a traseira trazia uma nova tampa para o porta-malas mais lisa e com apenas um friso que ostentava o logo da Fiat. A placa descia e agora ficava no para-choque.

Fiat Idea Essence (divulgação)

As lanternas traseiras recebiam um novo desenho externo, e um design mais moderno internamente, com direito a luzes de LED – sendo o primeiro veículo nacional a ter um item assim de série. O interior recebia um novo volante, e um novo cluster para o painel de instrumentos.

Fiat Idea Essence (divulgação)

A versão Adventure ficava mais parecida com um “SUV”, uma vez que agora os apliques eram maiores e reforçavam a aparência de veículo off-road. O estepe continuava pendurado na traseira, e ganhava um novo módulo de abertura, que ficava acoplado no para-choque. Já para 2011, a Fiat introduzia um novo motor – o 1.6 16v E.torQ – que rendia 117 cv com etanol e 115 cv com gasolina.

Fiat Idea Essence (divulgação)

Esse “novo motor” era na verdade o antigo propulsor Tritec, que foi desenvolvido pela pela BMW e Chrysler para uso na MINI e PT Cruiser, respectivamente. Além do propulsor 1.6 16v a Fiat também desenvolveu o 1.8 16v que rendia 132 cv no etanol e 130 cv na gasolina. Esse motor é utilizado até hoje – salvo algumas melhorias – nas versões topo de linha do Fiat Argo, Cronos e versão de entrada da picape Toro e do Jeep Renegade.

Sporting chic

Se você nunca tinha visto uma minivan esportiva, nós te apresentamos a Fiat Idea Sporting. A versão foi exibida pela primeira vez em 2011, e passou a ser parte integral da gama Idea no Brasil. A versão esportiva, contava com o motor 1.8 E.torQ e podia ainda contar com o câmbio automatizado Dualogic.

Fiat Idea Sporting (divulgação)

No quesito visual, a minivan esportiva ganhava novas rodas de liga leve, máscara negra nos faróis e lanternas e adesivos alusivos a versão. No interior, a minivan recebia revestimentos em dois tons, com bancos personalizados em couro com o nome Sporting costurado.

Idea Sublime

Além das versões aventureira e esportiva, a minivan estreou em 2012 a versão Sublime, que focava em um visual mais refinado. A grade frontal recebia um friso, e os faróis de neblina ganhavam uma moldura cromada. Um novo tom de branco perolizado também era adicionado a esta versão.

Fiat Idea Sublime (divulgação)

Toda Idea tem um final

O ponto final da Fiat Idea chegou em 2016, quando a minivan deixava de ser produzida no país, sem deixar nenhum sucessor à vista. Desde então, a Fiat não teve mais uma minivan no seu portfólio, focando apenas em modelos menores e compactos.

Fiat 500L (divulgação)

Já no mercado europeu, a minivan foi substituída pela minivan 500L e pela variante aventureira o 500X – ambos derivados do 500. Futuramente, a Fiat deve desenvolver um SUV compacto que vai ocupar um posto vago deixado pela Idea, e no caso de quem precisar de mais espaço, um SUV de 7 lugares deve vir derivado da Fiat Toro, ou do braço norte americano – a Jeep.