Em um mundo dominado por SUVs, crossovers e picapes, outros tipos de veículos estão sumindo gradativamente por falta de demanda. Veja a seguir cinco tipos de carros ou carrocerias que estão perdendo espaço nessa avalanche de novidades. Confira:
- Sedãs com câmbio manual
Cada vez mais raro, o câmbio manual está praticamente desaparecendo na oferta de sedãs médios e grandes. Antes, esse tipo de câmbio servia para as versões de entrada dos modelos, como o extinto Chevrolet Vectra, ou o antigo Volkswagen Jetta.
Até mesmo o novo Honda Civic perdeu a opção de câmbio manual na chegada da linha 2020. Agora quem quiser um sedã médio equipado com câmbio manual, vai ter que buscar a opção no campo dos carros seminovos.
A parte boa dessa história é que muitos desses modelos podem ter um desconto bem interessante se comparados com suas versões zero km com câmbio automático. Por exemplo, o Toyota Corolla, que na versão GLi 2017 – com câmbio manual – tem preço sugerido de R$ 67.259,00, enquanto a versão de entrada do sedã japonês modelo 2020 tem preços começando em R$ 99.990,00.
- Peruas
Com a crescente onda e popularização dos SUVs e crossovers, as peruas estão desaparecendo do mercado. Por aqui se você quiser uma perua terá que partir ou para um Audi A4 Avant, ou uma RS6, que facilmente ultrapassam a faixa dos R$ 200 mil.
Já no caso das peruas compactas, como a SpaceFox, elas perderam seu lugar para os SUVs compactos como o Volkswagen T-Cross, Honda WR-V, Hyundai Creta e companhia.
No entanto, esse mercado continua ainda em voga na Europa por exemplo, onde para cada sedã médio existe ao menos uma versão wagon disponível, como o caso da BMW Série 3, ou da Mercedes-Benz Classe C ou E.
- Hatches com 2 portas
Se até meados dos anos 1990 carros de duas portas ainda tinham seu valor e seu status, depois dos anos 2000, eles passaram a se transformar em exceção.
Em modelos europeus como o Volkswagen Golf, Audi A3 e BMW Série 1, ter duas portas significava esportividade e um desempenho melhor – até porque geralmente, as versões mais picantes, ficavam restritas a modelos de duas portas.
Mas acontece que as coisas mudam e atualmente até mesmo os modelos citados anteriormente perderam essa opção e se renderam às 4 portas. Sendo assim, apenas os cupês ou modelos mais tradicionais como o Mini Cooper ainda carregam esse tipo de carroceria.
- Minivans
Quando a Renault e a Citroën chegaram ao país e se instalaram por aqui, seus primeiros produtos foram minivans – Renault Scénic e Xsara Picasso – respectivamente. Alguns modelos como o Volkswagen Fox e o Renault Sandero também devem seu estilo a esses modelos que atualmente contam apenas com um representante no nosso mercado.
A Chevrolet Spin é praticamente o último remanescente dessa categoria, mas que em breve também deve ser trocada por um crossover ou SUV.
O fato de poder levar até 7 passageiros e bagagens deixou de ser exclusivo das minivans e agora SUVS também oferecem esse diferencial como é o caso do Volkswagen Tiguan AllSpace.
- Conversíveis
Muito famosos nos anos 1980 e 1990, os conversíveis eram a menina dos olhos de todas as marcas. Todos queriam um conversível para chamar de seu. Mas, conforme o tempo foi passando, esse tipo de carroceria também foi ficando para trás.
Hoje, se você quiser um modelo conversível tem pelo menos três saídas: A primeira é gastar rios de dinheiros para modelos mais exclusivos como o BMW Série 8, ou mais “comuns” como o Porsche 718.
A segunda é recorrer a modelos menores, como o Mini Cooper, ou a terceira, se render à moda dos SUVs conversíveis, que recentemente ganhou um novo membro – o Volkswagen T-Roc Conversível. Ah, sim, dá para tentar encontar clássicos como Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSi em bom estado, mas com preço nas alturas.
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