Curiosidades

Frota de carros monocromática

Honda Civic (divulgação)

Numa imensidão de cores disponíveis para os carros vendidos por aqui, os consumidores brasileiros geralmente preferem sempre as cores “padrão” como branco, preto e prata. De acordo com um levantamento feito pelo Denatran – Departamento Nacional de Trânsito – dos 100.746.250 veículos registrados no Brasil, 19,6% são brancos, 19% são pretos, 17,3% são pratas e 9,9% são cinzas.

Fiat Cronos (divulgação)

Isso equivale mais ou menos a dois terços da frota nacional apenas em cores monocromáticas. Mas não é preciso desespero, afinal segundo o estudo, o vermelho ainda é uma das cores favoritas dos brasileiros – seja ele novo ou seminovo. O vermelho é mais popular nos seguintes estados: Amazonas, Amapá, Rondônia, Tocantins, Rio Grande do Norte, Acre, Alagoas e Paraíba.

Volkswagen Jetta (divulgação)

Já o azul é a cor mais comum em modelos dos estados do Acre, Roraima, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins e em Rondônia, ficando à frente do cinza por exemplo. Já nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a predominância de cor favorita é o branco, tendo Minas Gerais como maior representante nesse quesito.

Chevrolet Onix (divulgação)

Na capital paulista, onde está a maior frota circulante do Brasil, as cores mais predominantes são o preto e o prata – pois o branco ainda tende a ser associado a táxis e veículos de aplicativos. O cinza, sem de dúvida, é uma das cores mais populares em São Paulo, ficando à frente do azul, vermelho e verde. Seria bom, no entanto, que nós voltássemos a escolher novas cores para os veículos para que não vivamos em uma cena retirada de algum filme dos anos 1930 ou 1940.