Novidades em carros

Com C4 Cactus, Citroën entra na briga dos jipinhos

Citroën C4 Cactus

Hoje não há marca de automóveis que não queira ter um SUV em sua linha de produtos. Um não, dois, três e até cinco, como promete a Volkswagen para breve. A razão é simples: o brasileiro (e também no resto do mundo) venera os “jipinhos”, carros de concepção urbana mas com um toque estético de aventureiro – embora a maior parte deles não tenha a mínima capacidade off-road.

Uma das poucas fabricante que ainda não vendia um modelo do gênero era a Citroën, mas isso acabou nesta semana. A marca francesa lançou no Brasil o C4 Cactus, um SUV compacto com visual futurista e que há muito tempo era visto em forma de conceito em salões de automóvel.

Fabricado em Porto Real (RJ), o C4 Cactus aproveita parte da mecânica e elementos do Peugeot 2008, mas também traz sua parcela de personalidade com um novo painel de instrumentos digital (também visto no C4 Lounge), sistemas de ajuda ao motorista como alerta de permanência na faixa de rolagem e de parada para descanso bem como freio automático de emergência e detector de colisão. Também inova com os “airbumps”, laterais infladas a ar que conferem ao carro um ar de buggy espacial.

A parte mecânica é a mesma do 2008: opção de motores 1.6 aspirado de 122 cv (etanol) ou turbo THP de 173 cv, além de transmissões manual e automática – as versões mais caras trazem ainda  Grip Control, que confere algum desempenho em pisos irregulares.

O C4 Cactus custa entre R$ 68.990 (versão manual) e R$ 98.990 (versão automática turbo com todos os itens disponíveis) e é a esperança da Citroën para dobrar as vendas no Brasil. Talvez não seja uma tarefa difícil afinal o público deve se interessar mais por ele do que pelo Aircross, minivan com ares aventureiros que foi por muito tempo a opção da marca para suprir essa demanda da clientela.