Pode parecer fácil, mas existem algumas coisas que você precisa saber antes de ajustar os faróis do seu carro. Pensando nisso, elaboramos um pequeno guia a respeito, com dicas para que você não receba multas por andar com os faróis desregulados.
Como funciona a regulagem automática de altura do farol?
De modo bem simples, um sensor compensa a mudança na atitude do veículo, com relação ao peso do carro, com o intuito de não ofuscar a visão do veículo que estiver vindo na mão contrária.
Em alguns modelos como o Toyota Prius, o sensor de ajuste de altura do farol fica instalado na suspensão traseira, o que ajuda a regular a intensidade do farol, dependendo do peso exercido sob o eixo traseiro. Quanto mais pesado o veículo ficar – ainda mais se o peso estiver todo concentrado no porta malas – mais alto os faróis ficarão.
Para corrigir a altura do farol, o sensor detecta a inclinação da carroceria e compensa no facho de luz emitida, evitando assim o ofuscamento do veículo que vem na mão contrária. Geralmente ele usa uma pequena bieleta para se conectar com um dos braços da suspensão, mas o sistema pode variar de veículo para veículo.
No caso de veículos com regulagem elétrica ou manual do ajuste do farol, um motor dentro do conjunto óptico muda a posição do projetor de luz, alterando a direção do facho de luz. Esse sensor de inclinação também é usado para alterar a pressão dos freios entre os eixos e ajustar o funcionamento do ESC, ativando, por exemplo, o assistente de partida em rampa.
Em modelos mais simples, o equipamento apenas liga ou desliga o farol alto, quando detecta um veículo na direção oposta ou imediatamente à frente do automóvel. Existem algumas variações mais avançadas que conseguem dividir o facho da luz em diferentes segmentos, conseguindo fazer uma sombra ao redor dos carros à frente sem deixar de iluminar a área restante.
Veículos mais caros como BMW, Audi, Porsche e companhia utilizam sistemas de projeção, que permitem até criar faixas de pedestres “virtuais” ao detectar um pedestre tentando atravessar a via, por exemplo.
Como regular os faróis?
Sempre utilize ferramentas adequadas, que encaixem perfeitamente nos parafusos de regulagem localizados na carcaça do farol do seu veículo.
Geralmente, há pelo menos dois parafusos em cada farol: um para regulagem vertical e outro para regulagem horizontal. Tudo o que você precisa fazer é girá-los até que linhas de projeção coincidam com marcas na parede.
Se os faróis forem do tipo elétrico, utilize os botões no interior do veículo para alinhar o foco dos faróis com as marcas na parede.
Como fazer a regulagem dos faróis em casa
Esta verificação pode ser feita a cada seis meses, por causa da trepidação do carro no dia-a-dia, e após a troca da lâmpada do farol:
1 – Verifique se os pneus estão calibrados corretamente;
2 – Posicione o veículo em uma superfície plana bem próximo da parede;
3 – Faça uma marca na parede paralela ao chão, na altura do centro dos faróis (linha horizontal H1);
4- Em seguida, trace uma segunda linha horizontal 25 cm abaixo da H1, que será a linha H2;
5- Trace duas linhas verticais (linhas V1 e V2), perpendiculares às linhas H1 e H2, a partir do centro ótico de cada farol;
5 – Afaste o carro a uma distância de 5 metros da parede, sem girar a direção;
6 – Ligue os faróis em luz alta;
7 – Verifique se o foco dos faróis estão alinhados com linhas verticais V1 e V2, ou seja, não entortaram horizontalmente, e estão entre linhas H1 e H2, ou seja, estão na altura correta.
** Assim como qualquer outra parte do automóvel, a suspensão deve receber manutenção periódica de acordo com as instruções do manual do proprietário. Procure sempre por peças originais e leve seu veículo em centros especializados para a manutenção preventiva. **
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