Já sentiu um cheiro de queimado enquanto estava parado com seu carro numa subida íngreme? Possivelmente tratava-se de algum motorista que estava “segurando” seu veículo ao modular o pedal de embreagem. É uma das práticas mais danosas ao sistema por desgastar de forma precoce um importante componente do automóvel. Como a embreagem funciona por fricção, mantê-la acionada por muito tempo produz esse odor tão característico. Mas ele não é o único fato de desgaste da embreagem, como mostra o Cesvi Brasil, instituto de segurança viária.
Segundo ele, o uso abrupto do pedal de embreagem prejudica seu funcionamento, que deve ser feito sempre de forma suave e objetiva. Confira as dicas para preservar a embreagem do seu automóvel:
Em ladeiras, evite segurar o carro com a embreagem
A prática é muito comum no trânsito, especialmente quando motoristas aguardam o farol abrir. Porém, é bom lembrar que essa prática pode levar ao desgaste excessivo das áreas de atrito da embreagem, platô e volante do motor. Para evitar esse desgaste, prefira o freio de pedal ou mesmo de mão, e só utilize a embreagem na saída e nas trocas de marcha.
Não dirija com o pé apoiado no pedal
Em estradas, muitas pessoas dirigem com o pé esquerdo apoiado no pedal da embreagem. No longo prazo, esse hábito pode reduzir a vida útil do conjunto de embreagem. Ao trocar de marcha, tire o pé da embreagem lentamente, respeitando a característica do veículo. E, se for manter uma mesma marcha por um longo período, deixe o pé descansando ao lado do pedal, e não sobre ele.
Ao trocar de marcha, não tire o pé bruscamente do pedal
Outro problema que geralmente traz prejuízos é liberar o pedal de maneira repentina durante as trocas de marcha, o que provoca trancos no carro. Isso faz com que os coxins do motor sejam forçados e danificados com o tempo. Como nas outras situações, a prática, com o passar do tempo, prejudica as engrenagens da caixa de câmbio e pode danificar o disco de embreagem.
Trepidações ao liberar o pé da embreagem
Se você sentir trepidações ao liberar o pé da embreagem, isso pode indicar desgaste, perda de material e até mesmo a quebra de molas do conjunto. O ideal é procurar rapidamente uma oficina para evitar danos maiores no volante do motor.
Evite as arrancadas
A última recomendação é não usar a embreagem com rotações muito altas do motor e com liberação muito lenta da embreagem. Essa prática gera um atrito muito grande no conjunto, contribuindo consideravelmente para o desgaste prematuro da embreagem.
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