Geralmente quando temos problemas com aquecimento do sistema de arrefecimento o culpado é sempre o radiador. Mas existem outros componentes que também podem causar problemas e cuja manutenção ou substituição exige cuidados, entre eles a área de contato da bomba, alinhamento e tensão das correias do motor.
Um desses componentes vitais é a bomba d´água, necessária para fazer o líquido de arrefecimento circular dentro do motor. Ela é também responsável por controlar a própria da temperatura do conjunto para evitar o superaquecimento. Mas substituí-la exige cuidados: “Antes de instalar a bomba d’água nova, é importante esgotar toda a água e fazer uma completa limpeza do sistema de arrefecimento e da área de contato da bomba”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, um dos maiores fabricantes de peças do país.
Segundo Jair, passar graxa ou cola entre bomba, junta e o bloco do motor é algo que causa mais problemas do que servir como solução. “Independente se a bomba utiliza junta de papel, metálica ou anel de borracha esses devem ser montados no estado que se encontram, sem graxa ou cola e não devem ser reutilizados”, explica. Para evitar o empenamento, os parafusos de fixação devem ser apertados de forma alternada.
Silva também faz questão de ressaltar a importância de alinhar e a manter tensão das correias do motor conforme instruções do fabricante do veículo. “Correia muito esticada reduz a durabilidade do rolamento da bomba, já que ele passará a trabalhar com o eixo sempre forçado”, comenta. Os motores mais modernos possuem tensionadores de correia automáticos, dispensando o ajuste.
Após instalar a bomba d’água, é preciso abastecer o sistema com novo líquido de arrefecimento, composto por água e aditivo. Essa mistura deve estar na proporção recomendada pelo fabricante do veículo, para aditivos concentrados fazer a mistura água/aditivo fora do motor. “O aditivo é fundamental para manter o motor na temperatura certa. Os seus componentes químicos elevam o ponto de ebulição de água e preservam todos os componentes do sistema contra corrosão e evitam a formação do processo de cavitação, que é extremamente prejudicial ao sistema.
Uma verificação minuciosa de todos os componentes do sistema é indicado, principalmente sensores, válvula termostática, radiador e mangueiras.
Segundo o gerente da Nakata, os cuidados são necessários para uma manutenção adequada. “A má aplicação da peça pode danificá-la. Além disso, caso a instalação não seja correta, o problema pode persistir e o dono do carro ficar na mão a qualquer momento por causa de superaquecimento”, finaliza.
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