Cuide de seu carro

Filtro de combustível: para que serve e quando trocar

Filtro de combustível

Hora de falar sobre outro componente essencial para o bom funcionamento do motor: o filtro de combustível, uma peça simples, mas que evita que o combustível carregue impurezas para o sistema de injeção.  Então é bom saber como mantê-lo sempre em boas condições!

Para cumprir bem sua importante função – filtrar as impurezas do combustível – o filtro fica em uma posição estratégica, entre o tanque e o motor. Afinal, por mais que você sempre abasteça num posto de confiança, o combustível pode absorver partículas de sujeira. Isso vale para poeira, ferrugem e resíduos  que se acumulam durante o armazenamento ou o transporte até o posto, ou podem vir do próprio tanque do veículo. E qualquer impureza desse tipo pode causar danos ao sistema de injeção ou ao carburador, no caso de carros mais antigos. Por isso, não podemos dar bobeira: é fundamental respeitar o prazo de troca do filtro.

Agora, como saber quando fazer a substituição? Bom, em primeiro lugar, é preciso conferir a recomendação do fabricante, disponível no manual do carro. Geralmente, a troca é indicada a cada 10 mil km rodados. Mas tenha em mente que a qualidade do combustível e as condições de limpeza do tanque têm influência direta na vida útil do filtro. Ou seja, dependendo dessas condições, a troca deverá ser realizada antes da recomendação padrão. Caso o filtro esteja comprometido, basta um pouco de atenção para os sinais de falha que o carro dá: dificuldade na aceleração e marcha lenta irregular são os exemplos mais comuns. E nessa hora, a Jocar te dá uma “mãozinha”, com uma ampla oferta de filtros.

Antes de comprar o filtro novo, lembre de fazer uma nova consulta ao manual, desta vez para saber qual é o modelo indicado para seu veículo. Sim, existem diferentes tipos de filtro, que atendem características específicas de cada motor. Por exemplo, filtros usados em veículos movidos a etanol, incluindo os bicombustíveis, são construídos em material apropriado para resistir a esse tipo de combustível que, vale lembrar, é mais corrosivo.

Apesar de aparentemente fácil, a troca do filtro de combustível requer conhecimento técnico. Então, depois de comprar um filtro novo, o ideal é contar com o suporte de um mecânico de confiança para garantir a aplicação correta.

Lembrando que o procedimento de troca do filtro pode ser feito antes do prazo se for preciso, mas nunca depois. Ou seja, você precisa ficar atento mesmo. Lembre que a manutenção preventiva é o melhor caminho para garantir segurança e evitar gastos extras.

Veja também: Aditivo de combustível pode ser um aliado em tempos de gasolina e etanol caros