Um dos itens mais importantes do exterior do carro, mas que muitas vezes passa desapercebido por muitos motoristas são as palhetas que limpam o seu para-brisa. Mas você sabe que tipo de cuidado deve tomar ao fazer a manutenção periódica dos limpadores de para-brisa? Ou se existem diferenças entre eles?
Palhetas do para-brisa (divulgação)
- Existe mais de um modelo de palheta?
Sim, existem dois tipos de palhetas que são vendidas atualmente. As convencionais e as chamadas aerowisher. As palhetas convencionais usam uma estrutura de plástico ou metal na parte externa para apoiar a faixa da borracha que entra em contato com o para-brisa.
Já as palhetas do tipo aerowisher integram a estrutura à própria borracha que varre o vidro. O tipo aerowisher é mais moderno e existem alguns modelos que podem ser “adaptados” às versões convencionais – o que segundo as fabricantes, não é recomendado.
- Como e quando devo fazer a manutenção periódica?
Como sempre alertamos, consulte sempre o manual do proprietário para ter todas as informações e recomendações da fabricante. Mas como sempre existem “N” situações, verifique ao menos uma vez por mês como estão as borrachas das palhetas.
Em locais muito secos, o clima pode interferir diretamente na vida útil das borrachas, fazendo com que elas risquem o para-brisa e causem problemas maiores em tempos de muita chuva. Outro item que deve ser verificado com frequência é o reservatório de água dos limpadores de para-brisa.
Se possível, sempre o deixe abastecido com água e um limpador próprio para para-brisa e palhetas. Nunca use sabão comum ou detergente. E em hipótese alguma deixe que limpem seu para-brisas nos semáforos. Caso você dê a sorte de não ter as palhetas ressecadas durante os períodos mais quentes e secos do ano, a recomendação é que sejam trocados ao menos uma vez por ano.
- Tenho um hatch, perua ou SUV. Como proceder?
Geralmente apenas os sedãs não possuem os limpadores de para-brisa na traseira por conta do seu perfil aerodinâmico melhor, o que evita acúmulo de sujeiras, por exemplo. Já os modelos como peruas, hatches e SUVs acabam tendo limpadores também no vidro traseiro justamente por isso. Os cuidados que são tomados com os do para-brisa dianteiro são os mesmos que devem ser tomados com o traseiro.
Sempre verifique se o reservatório está bem abastecido, e se o sistema traseiro funciona adequadamente. Verifique a qualidade das borrachas – na frente e atrás – e caso haja a necessidade de efetuar a troca, leve a um centro especializado para fazer a troca ou manutenção.
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