Cuide de seu carro

Fusíveis: o que são e para que servem

Fusíveis (divulgação)

Se você ouviu aquele ditado que diz que são nos menores frascos que existem os melhores perfumes, o mesmo vale para os fusíveis do seu carro. Tão pequenos, mas de grande importância.

Fusíveis (divulgação)

Eles são o primeiro indício para o motorista saber se existe algo de errado no carro. Montamos um pequeno guia para você saber qual é a função deles e como trocá-los.

  • O que são fusíveis e para que servem?

Segundo o dicionário Aurélio, “é um condutor elétrico ligado a um circuito, calibrado para fundir-se quando houver excesso de corrente. A passagem da corrente elétrica através de um fio produz calor. Isso ocorre por causa da resistência elétrica. Quanto mais intensa a corrente, mais aquecido se torna o fio. Todos os circuitos estão sob a ameaça constante de, repentinamente, serem obrigados a transportar correntes muito altas e atingirem, por fogo, os materiais vizinhos. Um curto-circuito pode ser causado por um acidente e originar um incêndio. Um fusível evita isto”.

Ou em termos mais simples, um fusível é uma pequena peça que suporta um determinado limite de corrente elétrica, e quando esse limite é ultrapassado, ele se queima evitando um problema maior para seu automóvel e servindo de alerta para o motorista.

Além disso, por terem a função principal de evitar a sobrecarga, os pequenos e coloridos fusíveis, também asseguram que não haja um curto-circuito ou sobrecarga grave que cause um incêndio. Por serem a forma mais eficaz de verificar os circuitos elétricos do seu automóvel, podemos dizer que garantir o bom funcionamento dos fusíveis é fundamental para manter a segurança do seu carro. E acredite, sua manutenção é simples e barata.

  • Onde encontrar a caixa de fusíveis no meu carro?

Geralmente, a caixa de fusíveis fica do lado esquerdo do motorista, sob o painel, junto à coluna de direção. Estes são os fusíveis relacionados aos circuitos mais simples do seu carro, como todos os equipamentos controlados pelo condutor e passageiros (sistema de ar-condicionado, faróis, central multimídia etc.). Mas nem todos os carros respeitam essa organização.

Caso ao dar uma primeira olhada, você não o encontre, consulte o manual do proprietário para saber onde ele fica. É no manual do proprietário que sabemos  qual a função que cada fusível controla – uma vez que isso pode mudar de carro para carro. Na tampa da caixa de fusíveis há geralmente um pequeno guia informando a que tipo de componente eles estão ligados.

Na dianteira, sob o capô e no berço do motor, estão os fusíveis associados aos componentes mais complexos, como o sistema de freios ABS. Geralmente, os fusíveis que têm capa em plástico colorido se tornaram padrão. Para simplificar, cada cor tem uma amperagem associada. Os de cor laranja ou marrom vão de 5 a 7,5 ampères (A). Vermelhos são de 10 A, azuis, de 15 A, amarelos, de 20 A e por fim temos os transparentes, de 25 A, e os verdes, os mais fortes entre os pequenos, de 30 A.

No caso dos fusíveis maiores que costumam ficar junto aos componentes, o esquema de cores tende a mudar. Nesse caso, os amarelos e verdes continuam, respectivamente, com 20 A e 30 A, mas os laranja são de 40 A, os vermelhos, de 50 A, os azuis, de 60 A e os transparentes, de 80 A.

  • Como trocar os fusíveis?

Como dissemos anteriormente, caso você perceba que algum componente do seu carro comece a apresentar instabilidade ou mal funcionamento, o correto é parar o carro e verificar na caixa de fusíveis qual deles está apresentando defeito e efetuar a troca. Nunca troque um fusível de uma amperagem por outro de amperagem maior ou menor, isso pode sobrecarregar o sistema e ocasionar um curto-circuito e até mesmo um pequeno incêndio.

Os fusíveis de menor amperagem, geralmente são os primeiros a queimar em casos de excesso de corrente elétrica. Substituir um dos fusíveis não requer prática, mas às vezes é necessário um pouco de habilidade. Na caixa dos fusíveis normalmente existe uma pinça plástica que ajuda na remoção do fusível.

Em alguns modelos, as montadoras já até enviam uma pequena caixa com alguns fusíveis para serem substituídos – mas isso não é regra – caso não seja o caso do seu veículo, você pode encontrar fusíveis aqui na Jocar. Caso algum dos fusíveis venha a queimar novamente, o melhor a fazer é procurar um auto-elétrico, pois o problema pode ser mais abrangente e trazer riscos ao motorista.