Carro sem mistério

Dicas para a bateria do seu carro durar mais

Bateria

Um dos itens de maior reparabilidade num automóvel, e que é responsável por manter praticamente todos os equipamentos funcionando, a bateria, merece cuidado e atenção no dia a dia.

Por isso, vamos dar algumas dicas de como você pode fazer para que a bateria do seu carro possa durar mais. Mas nunca se esqueça de seguir o manual do proprietário, e fazer revisões periódicas, não só na bateria, mas no veículo como um todo.

Bateria

1 – Nunca use uma bateria maior, menor ou de maior ou de menor amperagem no seu veículo.

Isso pode comprometer a estrutura elétrica do modelo, uma vez que existem baterias específicas para cada modelo de carro lançado. Isso também quer dizer que não basta colocar uma bateria nova com mais potência, quando na verdade seu carro não precisa desse “gás” todo. 

O importante é verificar sempre o manual do veículo e seguir as instruções da montadora. Caso existam dúvidas, consulte seu mecânico de confiança ou um centro automotivo especializado em baterias.

Bateria

2 – Cuidado ao dar a partida no veículo.

Esse primeiro contato, pode às vezes sobrecarregar os componentes elétricos do veículo caso você os deixe sempre ligados. A dica é antes de desligar o carro, se certificar que desligou rádio, ar condicionado e quaisquer outros itens que possam exigir demais da bateria quando o veículo for ligado novamente. Assim você garante que a vida útil da sua bateria dure mais.

Bateria

3 – Faça sempre as revisões recomendadas pelo manual do proprietário.

No manual do veículo estão todas as recomendações para que seu veículo sempre funcione de maneira correta e que não tenha problemas futuros. Isso inclui as revisões periódicas na parte elétrica e na verificação do estado da bateria. Por isso é sempre recomendável fazer as revisões numa oficina especializada e trocar a bateria apenas com mecânicos especializados e dentro do prazo estipulado pela montadora.

No mais, basta sempre ficar atento a quaisquer indícios de possíveis problemas, e levar ao seu mecânico de confiança para verificar. Não tente fazer reparos sozinhos caso você não tenha experiência.