Carro sem mistério

Entenda as diferenças entre faróis

Jeep Renegade Farol

Neblina, alto, baixo, LED, você sabe qual a diferença entre os faróis? Pois agora vamos falar das principais diferenças entre eles e quais os benefícios para o motorista. Algumas dicas de como e quando usar afinal a função básica e fundamental dos faróis é ver e ser visto.

Com isso em mente, o motorista pode se situar e ainda alertar motoristas próximos de sua chegada ou saída e ainda avistar quaisquer obstáculos a frente como pessoas, animais ou placas. Vamos então falar de cada um dos tipos de faróis existentes, nos modelos de automóveis.

Farol baixo:

Como o próprio nome sugere, ele tem faixo de luz voltado para baixo para que não ofusque os demais motoristas, e segundo o Código Brasileiro de Trânsito, é necessário que o condutor mantenha acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias públicas.

Faróis Volkswagen SpaceFox

Segundo alguns especialistas, é importante utilizar o farol baixo até mesmo dentro das cidades, para que evitem pequenos acidentes, como em saídas de garagem de prédios e shoppings centers, onde às vezes um pedestre distraído ou um motorista desatento, possa vir de encontro com o motorista saindo do local.

Farol alto:

Diferente do modelo anterior, o farol alto tem como finalidade iluminar uma área maior e mais distante. Mas isso também quer dizer que ele é mais potente e deve ser usado com cautela. Uma das recomendações, segundo o Código Brasileiro de Trânsito é utilizar o farol alto em vias públicas não iluminadas.

Farol Volkswagen T-Cross

Mas em caso de cruzar com outro motorista, o correto é voltar para o faixo baixo de luz. Outro uso do farol alto é para avisar quando um motorista vem na direção oposta, sobre algum perigo na pista, ou quando há intenção de fazer alguma ultrapassagem. Mas conforme a lei, o uso deve ser moderado e não pode ser utilizado de modo contínuo, correndo o risco de causar acidente e levar multa.

DRL – Faróis de Rodagem Diurna:

Mais modernos que os faróis alto e baixo, as lentes DLR – Daytime running lights – Faróis de Rodagem Diurna – passaram por muita discussão antes de poderem ser utilizados em larga escala pelas montadoras. Ficou estabelecido que os faróis DRL sejam usados em conjunto com os faróis baixos em rodovias.

Farol Chevrolet Cruze

Lanternas ou Luzes de Disposição:

Mais conhecidas como lanternas, as luzes de disposição ficam na traseira dos veículos e tem por obrigação mostrar se o motorista decidiu parar o veículo, se ele está dando a seta para entrar em alguma rua e indicar quando o mesmo decide dar a marcha a ré.

Jeep Renegade Lanterna

Também serve para mostrar a outros motoristas se o veículo vai descarregar alguma carga ou vai fazer transporte de passageiros. Elas ainda podem utilizar LEDs na construção, o que ajuda na iluminação em locais com pouca ou nenhuma visibilidade, fora que o design fica mais harmonioso com as formas gerais do veículo.

Faróis de neblina e milha:

Apesar de ficarem basicamente no mesmo lugar, elas têm diferenças na sua utilização, que se não forem utilizadas de maneira correta podem causar acidentes. Os faróis de milha normalmente têm facho de luz bem mais potente e iluminam uma distância bem maior que os faróis altos.

No caso dos faróis de neblina, os fachos de luz emitidos por eles são mais baixos e mais voltados para o chão. São ideais para situações noturnas com bastante neblina. E para quem acredita que o uso dos faróis de neblina substitui os faróis baixos, esta informação não é verdadeira.

Dicas e prevenções:

Segundo algumas diretrizes, os faróis alto e de milha não são indicados para serem utilizados durante tempos nublado, como em serras por exemplo. Por ser basicamente um aglomerado de micropartículas de água, a luz será refletida, ao invés de ser focada num ponto só. Para esses casos, o correto é utilizar somente o farol de neblina.

Lanterna Volkswagen T-Cross

E como sempre recomendamos, não tente instalar nenhum acessório sem ajuda de um profissional qualificado, e sempre leve o veículo para fazer as revisões periódicas. Quanto aos faróis, caso eles apresentem algum dano ou problema, consulte sempre um especialista, e busque sempre peças originais, ou similares recomendadas pela montadora.