Você já deve ter reparado que alguns modelos – principalmente os mais caros – têm saído de fábrica com o freio de estacionamento eletrônico. Mas você sabe como ele funciona, e quais são as vantagens e desvantagens desse sistema?
- Como funciona o freio de estacionamento eletrônico?
Basicamente ele garante que o veículo fique “ancorado” em qualquer tipo de local em que é necessário parar. Além disso, o sistema não necessita de uma alavanca física dentro da cabine, que por muitas vezes pode ser muito dura de ser acionada.
Para acionar o sistema, basta apenas apertar – ou puxar com um dedo, dependendo do modelo – o interruptor que fica no console central, logo atrás da alavanca de câmbio. Ao acionar o sistema, um sinal elétrico é enviado para o controle do sistema, que por sua vez envia um sinal para ativar os motores elétricos nas pinças de freio traseiras.
Em alguns veículos, todo esse processo funciona apenas se o pedal do freio for acionado. O sistema do freio de estacionamento eletrônico utiliza um módulo próprio separado ou funciona como uma função do módulo de controle de estabilidade – dependendo do fabricante. Para acomodar o freio de estacionamento eletrônico, as pastilhas de freio traseiras operam por meio de um sistema hidráulico/elétrico, em vez de hidráulico/mecânico.
- Quais são suas vantagens?
Além de não ocupar tanto espaço dentro do console central, e abrir mais espaço para mais porta-copos, ou nichos de carregamento para smartphones por indução, o sistema de estacionamento eletrônico garante outros benefícios ao motorista.
Dentre eles, podemos destacar alguns:
Partida automática:
Na maioria dos casos, se a porta do condutor estiver fechada, o cinto de segurança encaixado e a alavanca de seleção do câmbio na posição Drive, o motorista pode simplesmente acionar o pedal do acelerador, e o freio de estacionamento será liberado automaticamente.
Possibilidade de programar:
No caso de o motorista esquecer de acionar o freio de estacionamento, o sistema permite que ele seja programado para funcionar automaticamente, caso a alavanca de seleção de câmbio estiver na posição Park – P – ou Neutral – N –, e o cinto de segurança solto quando a porta for aberta.
Hill Holder – assistente de partida em rampa:
O sistema do freio eletrônico, também pode ser utilizado para segurar o veículo em ladeiras ou ruas muito íngremes. Neste caso, o sistema aciona os freios traseiros quando o veículo é parado em uma inclinação, segurando o veículo pelo curto espaço de tempo em que o motorista move o pé do freio para o acelerador, impedindo assim que o carro desça.
- Quais são suas desvantagens?
Ele só pode ser acionado quando o carro está em baixa velocidade, até 5 ou 7 quilômetros por hora.
Ele também atua automaticamente, quando você desliga o motor, ele trava o carro. Quando o veículo é ligado novamente, ele destrava. O sistema também utiliza um tipo específico de bateria, que geralmente é mais cara. E o custo da manutenção, em caso de pane geral, acaba sendo muito mais cara, do que o conserto de um freio de mão convencional.
- Quais modelos possuem esse sistema?
Listamos abaixo, 10 modelos que possuem o sistema de freio de estacionamento eletrônico.
- Jeep Renegade
- Honda HR-V
- Honda Civic Sport
- Jeep Compass Sport
- Ford Fusion 2.5
- Audi A3 Sedan Attraction
- Citroën C4 Picasso Seduction
- Volkswagen Tiguan 1.4 TSI
- Lexus CT 200h
- Chevrolet Equinox
Comente