Carro sem mistério

Entenda como são classificados os lubrificantes de motor

Óleo do motor

Para alguns o lubrificante, para outros, o óleo. Seja qual for a denominação, trata-se de um componente vital para o bom funcionamento do motor. Mas afinal o que faz o lubrificante do motor e o que significam aquelas letras e números que definem o tipo ideal para nosso veículo? Entenda.

Qual a função do óleo lubrificante do motor?

Diminuir o atrito entre peças móveis dentro do motor e assegurar o seu bom funcionamento. Com o passar do tempo, o óleo do motor tende a perder sua viscosidade. Perdendo a viscosidade, o atrito passa a comprometer o funcionamento do motor, reduzindo o desempenho, aumentando o consumo e diminuindo a vida útil do motor.

O que é viscosidade?

É a resistência ao escoamento de um líquido. Exemplo: qual líquido mais viscoso o mel ou a água? O mel, porque escorre com mais dificuldade, ou mais lentamente. Popularmente, dizemos que o mel é mais “grosso” que a água.

Quando trocar?

A troca do óleo sempre deve ser feita conforme indicação do fabricante do veículo, mas é importante que em condições severas, como trânsito caótico, utilização do veículo em local com muita poeira e altas temperaturas, o óleo seja trocado antes do prazo indicado. Para saber qual é o lubrificante correto para seu veículo, consulte o manual do proprietário ou confira tabelas de recomendação, disponíveis nos postos de serviço.

A sigla SAE significa Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos (Society of Automotive Engineers).

A sigla API significa American Petroleum Institute: grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society Testing Materials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender.

Outros tipos: Ainda existem uma classificação europeia e japonesa, que não são utilizadas para carros da frota brasileira.

Como verificar o nível do óleo?

Verifique o nível do óleo sempre que abastecer o veículo com combustível. Para a verificação do nível de óleo, o ideal é deixar o motor desligado, por no mínimo cinco minutos e fazer a verificação em local plano.

Sigla Exemplo O que é
SAE – só com 1 número SAE 20 É um óleo que tem a mesma viscosidade com o motor quente ou frio. São chamados de monoviscosos. O número depois da sigla SAE indica a viscosidade
SAE com 2 números SAE 10W30 É um óleo que tem uma viscosidade com o motor quente e outra viscosidade com o motor frio. São chamados de multiviscosos. O primeiro número dos indica a viscosidade na partida com o motor frio. Quanto mais baixo esse número, menor a viscosidade. O segundo número é a viscosidade do óleo com o motor quente.
SA a SN API SJ, API SL, API SM A primeira letra “S” depois do API significa que é um óleo para carros com motores a gasolina, álcool ou GNV (gás natural veicular), já a segunda letra é a qualidade do óleo sendo que o N é o de melhor qualidade.
CA a CN API CG, API CH A primeira letra “C” depois do API significa que é um óleo para motores a diesel a segunda letra é a qualidade do óleo sendo que o N é o de melhor qualidade.

Precisa trocar o óleo do seu carro? A Jocar tem uma linha completa de óleo lubrificantes para motor!