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Ford Ecosport sem estepe externo está chegando

O EcoSport sem estepe externo ficou bom (Ford)

O mercado de carros ainda enxergava as minivans como veículos com enorme potencial de assumir o papel das peruas quando ele chegou. E mal se sabia o estrago que a iniciativa da Ford faria em várias marcas e categorias. Estamos falando do EcoSport, é claro, primeiro SUV compacto lançado no Brasil em 2002.

Derivado do Fiesta que havia estreado a fábrica de Camaçari, na Bahia, o EcoSport foi uma surpresa para a indústria automobilística. Até então, utilitários esportivos eram exclusivos de categorias mais sofisticadas e geralmente tinham chassi separado da cabine, tração 4×4, reduzida e reboque além de estepe externo.

Pois disso tudo o Eco só trazia justamente o estepe do lado de fora. Lembrava o famoso Explorer americano, jipão que fez sucesso por lá até virar motivo de preocupação com o estouro involuntário dos pneus Firestone. Na prática, o carro da Ford era um compacto como qualquer outro, com chassi monobloco, ou seja, em que os eixos dianteiro e traseiro se encaixam direto na carroceria. Tinha tração dianteira e motores comuns em outros carros da marca. E, ao menos no começo, nada de tração 4×4 ou alguma eficiência na lama, exceto pela altura do solo e ângulos de entrada e saída.

Parecia uma ofensa, mas caiu no gosto do público imediatamente, em que pese a construção simplória. Com isso a Ford reinou sozinha nesse novo segmento, só levemente incomodada por um ou outro modelo indiretamente. Até demorou para que o primeiro rival à altura chegasse, o Renault Duster, mas depois dele o segmento virou uma festa, como sabemos.

Havia chegado a hora de mudar o EcoSport e a Ford desenhou um SUV com ares modernos, mas que preservou, adivinha o que, o estepe externo. Era a tradição falando mais alto, embora seus concorrentes já tivessem abandonado o recurso – que dificulta o acesso ao porta-malas e é alvo de furtos.

Mas ao lançar o Eco no exterior a Ford teve que mudar o projeto e colocar o estepe dentro do carro. O resultado ficou bom já que estilo do modelo é bem atraente. Parecia que isso não aconteceria aqui até que protótipos passaram a ser flagrados no Brasil sem o pneu do lado de fora.

Agora, no Salão do Automóvel, teremos enfim o EcoSport sem estepe externo. Por enquanto, a novidade será oferecida na versão mais cara Titanium, mas pode ser estendida ao resto da gama se o público gostar da ideia. Mas e o estepe, onde vai? Em nenhum lugar, a marca não quis investir numa mudança na carroceria para alojar o pneu de emergência dentro do carro. Em vez disso, os pneus serão “run flat”, ou seja, com capacidade para rodar mesmo furados, além de um kit de reparo.