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Mitsubishi Eclipse está de volta como SUV

Mitsubishi Eclipse Cross

Um dos primeiros carros importados após a abertura do mercado brasileiro nos anos 90, o esportivo Eclipse foi o sonho de muita gente na época. Com seu design instigante e faróis escamoteáveis, o cupê foi lançado pela Mitsubishi em 1990 e chegou ao nosso país pouco tempo depois.

Embora o visual fosse bastante esportivo, o Eclipse não chegava a ter um desempenho brilhante já que seus motores tinham entre 92 cv e 210 cv, mas entregava o suficiente pelo seu preço. A primeira geração durou até 1995 quando a segunda foi lançada, já sem os faróis escamoteáveis mas com um trunfo, ser um dos carros da cinesérie Velozes e Furiosos, então no auge do tuning, movimento que modificava carros em busca de mais desempenho mas às vezes apenas um visual exclusivo.

O Eclipse durou até 2011 com a quarta geração, mas já sem o brilho inicial. Mas a Mitsubishi não desistiu de trazer o carro de volta, embora esse retorno não seja bem isso. Em 2017 a fabricante japonesa utilizou a denominação para batizar um novo utilitário esportivo, o Eclipse Cross.

E aí temos a única relação entre ele o esportivo do passado, o nome. Já ciente do mercado crescente dos SUVs urbanos – também chamados crossovers -, a marca buscou marcar o novo modelo com alguma referência fácil de ser captada pelos clientes. O Eclipse Cross, no entanto, é fabricado no Japão em vez dos Estados Unidos, como ocorria com o cupê.

É este carro que a Mitsubishi acaba de lançar no Brasil em duas versões, HPE-S e HPE-S S-AWC. Ambos têm motor 1.5 turbo de 165 cv e 25,5 kgfm sempre com gasolina (a marca não adaptou o motor para etanol) e transmissão CVT de oito velocidades. A diferença é que o primeiro tem tração dianteira e segundo, integral (daí a sigla AWC). É um SUV maior que o ASX e menor que o Outlander, mas nem por isso barato: custa R$ 149.990 na primeira versão e R$ 155.990 na segunda.

Como era de se esperar por esse preço traz bastante tecnologia como alerta de ponto cego, aviso de tráfego traseiro, controle de estabilidade e sistema de frenagem autônoma, entre outros. O porta-malas tem 473 litros e as rodas são de aro 18 polegadas. Como se vê, nada que lembre o já clássico Eclipse.