O RAV4, um dos mais conhecidos utilitários esportivos do mundo está chegando ao Brasil em sua 5ª geração. O SUV passou a contar com a plataforma modular – que divide com o Prius e o novo Corolla – para trazer uma inédita versão híbrida ao nosso mercado. A ideia é deixar o SUV mais tecnológico e sustentável possível.
O modelo virá importado do Japão e terá apenas uma opção de motor, o 2.5 de quatro cilindros que gera 178 cv e 22,5 kgfm de torque, associado a 3 motores elétricos que juntos geram 120 cv e 20,6 kgfm – totalizando 222 cv e 43,1 kgfm de torque. O câmbio será o automático do tipo CVT e o SUV ainda contará com sistema de tração integral.
Com a nova plataforma modular, o Toyota RAV4 ganhou mais espaço interno. Agora ele tem 4.60 metros de comprimento, 4.85 metros de largura, 1.68 de altura e 2.69 metros de entre eixos. Já no porta malas, a capacidade passou de 547 para 580 litros. Com o sistema híbrido, a Toyota estima que o consumo médio do RAV4 fique na casa dos 12,8 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada.
Seus maiores concorrentes por aqui serão o Chevrolet Equinox, Honda CR-V, Peugeot 3008 e Volkswagen Tiguan. O SUV virá bem equipado desde a versão de entrada – S Hybrid – com 7 airbags, ar-condicionado digital automático de duas zonas entre outros itens.
Já a versão topo de linha ainda acrescenta teto solar panorâmico, abertura e fechamento da tampa do porta-malas por sensor debaixo do para-choque traseiro, carregador wireless para smartphones, paddle-shift para trocas manuais de marcha e o pacote de segurança Safety Sense.
As vendas do SUV começam em 13 de junho com preços que partem de R$ 165.990 e vão até R$ 179.990 na versão topo de linha. A ideia da marca é conseguir emplacar ao menos 5 mil unidades por mês para se tornar um dos SUVs com melhor custo benefício do país.
Comente